Secretaria de Educação celebra êxito da Conferência Municipal de Educação à CONAE 2022

No dia 01 de abril de 2022, a Secretaria de Educação realizou a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022, em formato presencial na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, das 7h às 17h.

A Conferência Municipal de Educação de São José dos Quatro Marcos trouxe como tema: INCLUSÃO, EQUIDADE EQUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira, coerente à temática da nacional.

O evento foi presidido pela Secretária Municipal de Educação e Cultura Profa. Rozinéia Aparecida de Lima que conduziu o momento juntamente com a Comissão Organizadora – composta pela Comissão Especial de Mobilização e Divulgação (CEMD) e pela Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização (CEMS), respectivamente na responsabilidade dos Profs. Emerson Miler e Marileide Venturoli Braga.

A Conferência teve a presença do Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin que discursou na cerimônia de abertura ressaltando a importância da pauta para as políticas educacionais.

Além disso, contou com a participação ativa das seguintes representatividades: Conselho Municipal do Fundeb, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Comissão de Transporte Escolar, Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho Tutelar, Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Conselho de Agricultura; APAE, Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, Reinaldo Botelho e Boa Esperança; Centro de Educação Infantil Santa Luzia, São Francisco de Assis, Marcelino Penachioni e Roseli Cristina Valério; Escola Estadual Miguel Barbosa, Escola Estadual Plena Bertoldo Freire, Marechal Rondon, 15 de Junho, Lourenço Peruchi, Bento Alexandre dos Santos, Santa Rosa, Maria Eduarda Soldera, Centro Educacional Quatro Marcos (Coopeq Objetivo); Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Sindicato dos Servidores Públicos (Sispquam); UniBras Faculdade de Quatro Marcos (FQM); representantes do Poder Executivo e equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O Documento Referência da CONAE 2022 foi dividido em salas temáticas: SALA A: Eixo 1. O PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas – coordenada pela Profa. Elismar Gonçalves Siqueira Raymundo; SALA B: Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação – coordenada pela Profa. Irlei Gomes de Oliveira Andrade; e SALA C: Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção – coordenada pelo Prof. Emerson Souza Miler.

Por fim, as alterações propostas no documento foram levadas à plenária final para apreciação e realização do relatório final, seguido da escolha dos delegados (e suplentes) às etapas regional e estadual – cujos eleitos foram as professoras Irlei Andrade, Elismar Raymundo e Lindinalva Nascimento; tendo como respectivos suplentes os professores Emerson Miler, Jurandir Mota e Wilian Costa.