Projeto Água para o Futuro do MP-MT realiza capacitação em São José dos Quatro Marcos

Nos dias 23 e 24 de maio de 2022, ocorreu no município de São José dos Quatro Marcos curso de capacitação do projeto Águas para o Futuro Interiorização para técnicos da Prefeitura Municipal e representantes de organizações sociais locais.

O objetivo do curso é capacitar técnicos do município para a realizar o mapeamento, identificação e planejamento de ações de recuperação e preservação de nascentes de cursos de água. O curso ocorreu com aulas teóricas na sede do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT) e aula práticas em propriedades rurais localizadas no entorno da cidade.

Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, afirmou que a capacitação oferecida pelo MP permitirá a adoção de melhores estratégias e métodos de identificação, monitoramento e conhecer a real situação das nascentes, para que assim seja definido as de conservação ou recuperação das principais nascentes existentes no município a realização de visitas in loco.

Além de representantes da Prefeitura Municipal (SEFAICO e Vigilância Sanitária), também participaram da capacitação representes da Promotoria de Justiça - Ministério Público, Consórcio de Nascentes do Pantanal, Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos (COOPERMARCOS), Associação de Catadores de Recicláveis de São José dos Quatro Marcos (ASCAR), Escola Estadual Lourenço Peruchi, Escola Municipal Boa Esperança, Comitê Municipal de Educação Ambiental, Empresa Mato-grossense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Associação Mãe Terra.

O projeto Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT) em parceria com Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Ação Verde (ICV), criado em Cuiabá-MT em 2015 com objetivo de promover a garantia da segurança hídrica pela proteção da água para a presente e as futuras gerações, por meio na identificação e recuperação de nascentes degradadas. A Prefeitura Municipal assinou o Protocolo de Intenções para adesão ao Projeto “Água para o Futuro” SIMP: 001221-084/2021 em 27 de janeiro de 2022.

Segundo Relatório Técnico nº 301/2020 - Mapeamento para Prospecção de Nascentes do MP-MT, existem 276 nascentes dos cursos d’água no município de São José dos Quatro Marcos passiveis de serem identificadas e monitoradas. A proposta inicial do projeto é priorizar a recuperação das nascentes da microbacia do córrego Corgão, que fornece água para a população urbana da sede do município.