Prefeitura Municipal relança projeto de Transferência de Embriões de Bovinos de Leite para a Agricultura Familiar

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), relançou o projeto Pró-Genética Embriões do Leite para produtores de leite da Agricultura Familiar do município.

A reunião ocorreu no dia 26 de Setembro de 2023, das 13:00 as 14:30 horas, nas instalação da Faculdade UNIBRAS - Campus de São José dos Quatro Marcos. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, do Técnico em Agropecuária do escritório local da EMPAER/MT Porfírio dos Santos Junior e dezenas de produtores de leite de diferentes associações, cooperativas, comunidades rurais do município.

A SEFAICO realizou palestra técnica aonde apresentou os objetivos, público alvo, critérios de seleção, metas, resultados esperados e parcerias do projeto Pró-Genética Embriões do Leite. Conforme Vagner Meira, “o projeto Embriões do Leite visa promover o melhoramento genético do rebanho de bovinos de leite da Agricultura Familiar quatro-marquense através da Transferência de Embriões de Fertilização in Vitro – FIV.

O projeto é uma das ações do Programa Municipal Mais Leite, desenvolvido em parceria com o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT). Para execução do projeto, a Prefeitura Municipal assinou no dia 15 de Julho de 2023, o Acordo de Cooperação N° 012/SEAF/2023. A meta do projeto é a produção de 120 preenhezes de embrião fêmea da raça Girolando ½ Sangue que serão distribuídos entre os produtores de leite interessados e selecionados.

O Prefeito Municipal, Jamis Silva Bolandin. “Através da transferência de embriões de FIV permitiremos os produtores de leite da agricultura familiares avançar de 20 a 30 ano no melhoramento genético dos rebanhos de bovinos de leite, aumentando a sua produtividade e produção”. A Prefeitura Municipal irá adquirir 20 preenhezes como contrapartida com recursos próprios.  A próximas etapa a SEFAICO e EMPAER/MT irão realizar visitas dos produtores cadastrados, para avaliar as condições de cada propriedade rural, que envolve, número e sanidade dos animais receptores e qualidade das instalações para realizar os serviços de transferência de embriões.