logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110
Prefeitura Municipal recebe do inpEV, projeto que cria a Semana Municipal do Campo Limpo

No último dia 25 de Abril, a Prefeitura Municipal São José dos Quatro Marcos, através do Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), recebeu do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), uma proposta de projeto de lei que cria a “Semana do Campo Limpo”.

A “Semana do Campo Limpo” objetiva promover a conscientizar a sociedade sobre a coleta, devolução e destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos, visando assegurar a proteção da saúde humana, dos animais e a proteção e preservação do Meio Ambiente. A semana será realizada anualmente no mês de agosto, a partir do dia 18, data em que é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo, criado pela Lei Federal 11.657 de 2008.

O Secretário Municipal, Vagner Meira, afirma que a lei visa institucionalizar oficialmente a Semana do Campo Limpo no calendário municipal, de forma a garantir a realização de ações de conscientização e educação ambiental sobre os agrotóxicos e a destinação correta de suas embalagens. 

O projeto foi entregue ao Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, pelo supervisor da Unidade de Mirassol do Oeste do inpEV é e Mirassol do Oeste, Willyan Barbosa Mendes e a Coordenadora Regional de Operações Rosangela Gomes Soto. Também esteve presente, na entrega do projeto o Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio Vagner Meira Teixeira. O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, disse que a Lei da Semana do Campo Limpo irá fortalecer as ações educativas da Prefeitura Municipal sobre destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos junto à população quatromarquense.

Na “Semana do Campo Limpo” poderão ser desenvolvidas ações educativas aos estudantes, agricultores, organizações rurais e a sociedade em geral, através da organização de debates e palestras e aulas sobre o tema, além do recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos nos Centros de Recolhimento. O município de São José dos Quatro Marcos já vem realizando ações educativas sobre o tema e a realização de Recolhimentos Itinerantes de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RIs) e será retomado as ações do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), a ser realizado junto a estudantes de 4º e 5º ano de escolas do município. 

Na ocasião, o Prefeito Municipal entregou ao inpEV um projeto de reforma do Viveiro Municipal, buscando apoio financeiro para a produção de mudas de espécies florestais nativas para ser utilizadas e distribuídas a propriedades rurais da Agricultura Familiar para a recuperação ambiental de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.