Prefeitura Municipal realiza reunião com Agricultores Familiares fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou reunião com Agricultores Familiares sobre o início da entrega de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A reunião ocorreu no dia 12 de Abril de 2023, na Escola Municipal Reinaldo Botelho, Comunidade Barreirão. A reunião envolveu agricultores familiares cadastrados pelos projetos de venda aprovados pela Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) e pela Associação Comunitária Santa Rosa (ACSR).

A reunião foi mobilizada pela Estiveram presentes no evento, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, os Técnicos e Agropecuária Gleison Guerra Rodrigues e Alessandro Casado da Silva, o Engenheiro Agrônomo Gustavo Lopes de Souza, e a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Gerente da Proteção Social Básica Regislaine Neves Ruiz, a Gerente do SUAS Sandra Ferreira  Brandão e Psicóloga CRAS Mallory Sommerfeld De Lara.

Foram aprovados dois projetos do município, um da AMPAFAD de R$ 153.000,00, e outro da ACSR, de R$ 120.000,00, ambos na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS). Na reunião, a Prefeitura Municipal, comunicou aos agricultores familiares, o fornecimento de análise de solo, distribuição de Kit com equipamentos e ferramentas, distribuição de sementes e mudas, apoio ao transporte dos produtos, e o fornecimento de assistência técnica em parceria com a EMPAER e SENAR/MT.

O secretário, destacou que o Prefeito Jamis Silva Bolandin, tem viabilizado a estruturação dos serviços da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), com mais equipe de profissionais e veículos, com foco no atendimento. Na reunião, Meira anunciou o lançamento do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural, a ser oferecida pela Prefeitura Municipal de forma gratuita aos dos produtores fornecedores do PAA e PNAE do município. Foi realizado o cadastro dos produtores que não beneficiados com assistência técnica, para agendamento de visitas futuras.

O PAA é um programa federal criado em 2003, executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Segundo Vagner Meira, Secretário de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, “o objetivo do programa PAA é promover a compra de alimentos de agricultores familiares, que após aquisição, serão distribuídos para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional do município”.