Prefeitura Municipal realiza entrega de alevinos de Pacu para Piscicultores da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal (CIDESAT) e Empresa Matogrossense de Pesquisa e Extensão Rural (EMPAER/MT), realizou no último dia 11 de Abril, a entrega de alevinos pelo projeto Rota do Peixe para piscicultores do município.
O projeto Rota do Peixe tem por objetivo promover o incentivo à piscicultura na Agricultura Familiar, por meio de capacitação, assistência técnica, construção de tanques de cultivo, distribuição de alevinos, implantação de unidade de processamento e apoio na comercialização nos 14 municípios do consórcio intermunicipal.
A entrega dos alevinos ocorreu no CIDESAT, que é sediado no município, e contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas, o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, secretário Executivo do Consórcio de Nascentes do Pantanal Dariu Carniel, Jackson Ferreira da Silva, gerente Regional da EMPAER, e Alessandro Casado da Silva, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São José dos Quatro Marcos, que também representou o SENAR/MT.
Foram distribuídos 9 mil alevinos (Pacu Melhorado) para 11 piscicultores familiares selecionados pela EMPAER, Secretaria de Agricultura e SENAR. Os alevinos foram produzidos e adquiridos na Estação de Piscicultura da EMPAER, localizada no município de Santo Antônio do Livramento.
Segundo o Prefeito Municipal Jamis Silva, “O projeto Rota do Peixe, é de grande importância para desenvolver a piscicultura na Agricultura Familiar quatromarquense”. Na ocasião o prefeito, comunicou que a Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizará levantamento dos piscicultores que não foram assistidos beneficiados com os alevinos, para serem posteriormente atendidos.
Em 2021, a Prefeitura Municipal lançou o Programa Mais Peixe, visando fortalecer a piscicultura na Agricultura Familiar, aonde foram realizados, 01 encontro com os piscicultores para lançamento do programa, o cadastro de piscicultores para receber assistência técnica e a construção de tanques, visitas de assistência técnica para 30 piscicultores através do SENAR, além da realização de 01 curso de Piscicultura e 01 Visita Técnica no munícipio de Conquista do Oeste-MT.