Prefeitura Municipal realiza distribuição de Sacos para a Coleta Seletiva de materiais recicláveis

No último dia 04 de Julho, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal (CIDESAT), iniciou a distribuição de Sacos personalizados para o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidári.

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), e teve o envolvimento da Associação de Catadores de Recicláveis de São José dos Quatro Marcos (ASCAR).

O programa de distribuição gratuita de 02 (dois) sacos de ráfia (dimensões de 95 cm x 65 cm) personalizados e identificados, para realizar o recolhimento de resíduos sólidos recicláveis dos domicílios da área urbana do município. Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, a distribuição dos sacos de ráfia visa facilitar a coleta seletiva de matérias recicláveis junto aos domicílios urbanos, que permitirá o a redução de custos com a destinação de resíduos sólidos ao Aterro Sanitário, que recebe os resíduos sólidos destinados a coleta do lixo comum (não separado).

A distribuição dos sacos foi realizada sob a coordenação do Departamento de Meio Ambiente, pelo chefe da pasta, o Robson Santos de Andrade, e contou com toda a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitário de Endemias (ACE), servidores da Vigilância Sanitária e da SEFAICO, que realizaram a entrega dos sacos em todas as casas de todos dos bairros urbanos.

Para Jamis Silva Bolandin, Prefeito Municipal “A distribuição dos sacos visa incentivar a separação correta dos resíduos sólidos nas casas, melhorando assim a saúde pública da população junto a população quatromarquense e qualidade do meio ambiente”.

Os sacos devem utilizados somente para coletar os materiais recicláveis, como plásticos, metal, alumínio, vidros, papel e papelão. A população está sendo orientado pela SEFAICO, CIDESAT e ASCAR por vídeos informativos, folders, palestras nas escolas municipais e estaduais.