Prefeitura Municipal participa do Mutirão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT) em Cáceres

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou do evento de lançamento do Mutirão Ambiental da região da Grande Cáceres realizado Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT).

O mutirão ocorreu no dia 24 de Outubro em sala de eventos do Sindicato Rural de Cáceres, localizado no Parque de Exposições do município de Cáceres-MT. Participaram do evento lideranças políticas, gestores públicos, técnicos e extensionistas rurais e centenas de produtores rurais.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “O mutirão ambiental irá atender produtores rurais sobre a regularização de pendências de processos e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) junto a SEMA/MT, que facilitará o acesso a crédito facilitado e maior aceitação de suas produções no mercado”. Além do secretário, participaram do evento o Engenheiro Agrônomo Ademir Patrik de Moura e o Agente de Inspeção sanitária Felipe Crispim dos Reis.

Na programação do lançamento foram realizadas palestras com os temas: SIMCAR: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural; e Usos e restrições de áreas úmidas, realizada pela Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da SEMA/MT Luciane Bertinatto.

O Mutirão Ambiental ocorreu entre os dias 24 e 26 de outubro de 2023, com atendimentos individualizados dos CAR cadastrados que beneficiou produtores rurais e técnicos de empresas de 14 municípios da região de Cáceres, na área de abrangência do Consorcio Intermunicipal Complexo de Desenvolvimento Social, Econômico, Ambiental e Turístico Nascentes do Pantanal (CIDESAT).

O mutirão foi organizado pelo Sindicato Rural de Cáceres em parceria com a SEMA/MT, e conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO), Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (APROSOJA), Sindicatos Rurais do Municípios envolvidos, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Câmaras Municipais de Vereadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associação de Pequenos Produtores e Prefeituras Municipais da região.