Prefeitura Municipal participa do 1° Encontro de Apicultura Vale do Guaporé no município de Conquista do Oeste-MT.

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou do 1° Encontro de Apicultura Vale do Guaporé no município de Conquista do Oeste-MT.

O encontro teve por objetivo promover teve por objetivo promover a formação, integração e fortalecimento da Cadeia Produtiva da região oeste do estado de Mato Grosso. Além de apicultores de diversos municípios, participaram do encontro, técnicos extensionistas da EMPAER, secretário municipais de Agricultura, estudantes, pesquisadores, associações e cooperativas rurais, empresários e lideranças políticas. O Secretária Municipal de Agricultura, Vagner Meira Teixeira, esteve presente com mais 04 apicultores do município.

O encontro ocorreu no 20 de Abril de 2023, das 07:30 às 17:00 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Conquista do Oeste. O evento foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Vale do Guaporé – CIDESA e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – EMPAER/MT.

A programação do encontro, contou com várias palestras técnicas: Conjuntura da Apicultura (Antônio João Cardoso Murtinho/EMPAER); Qualidade do Mel e Pólen (Loana Longo/EMPAER); Captura e Manejo de Enxames (Armando Carlos da Silva Passini/EMPAER); e Conhecimentos Gerais da Apicultura (Apicultor Luiz Fernando Redensky) e os projetos de parceria entre a EMPAER e CIDESA (Jackson Ferreira da Silv/EMPAER).

Na ocasião, a EMPAER, através do Coordenador Regional, Jackson Ferreira da Silva e do seu Presidente Renaldo Loffi, realizaram a entrega de um projeto de apoio a Cadeia Produtiva da Apicultura da região oeste a presidente do CIDESA, a Senhora Maria Lucia de Oliveira Porto, Prefeita Municipal do município de Conquista do Oeste. No fim do evento, os participantes do evento, realizaram visita para conhecer as instalações físicas da unidade de processamento de mel (Casa do Mel), instalada na sede do município de Conquista do Oeste.  No local, foram expostos para degustação e comercialização Mel e produtos derivados.

No município de São José dos Quatro Marcos, desde 2021, o Prefeito Jamis Silva Bolandin, iniciou o Programa Mais Mel, visando promover a fomento e desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Apicultura Familiar. Foram realizados cursos de Apicultura pelo SENAR/MT, visita técnica na Casa do Mel do município de Porto Esperidião, prestação de serviços de Assistência Técnica gratuita para Apicultores pelo SENAR, e a distribuição de 100 caixas de Apicultura, doadas pelo Governo de Mato Grosso através do Programa MT Produtivo Mel, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT).