Prefeitura Municipal participa de Recolhimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos realizada pelo inpEV

No último dia 07 e 08 de Agosto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou da edição 2023 da campanha da devolução de embalagens vazias de agrotóxicos realizada para produtores rurais do município de São José dos Quatro Marcos.

A campanha, denominada Recebimento Itinerante (RI), é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que compõem o Sistema Campo Limpo (SCL). Segundo Vagner Meira, o objetivo do evento foi facilitar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos estocadas nas propriedades rurais, em especial, da Agricultura Familiar, evitando assim, que os mesmos sejam multados.

O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) de Mirassol do Oeste, em parceria com o Sindicato Rural e as Revendas Agropecuárias, INDEA e a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos. O local das entregas das embalagens foi no Parque de Exposições Manoel Paulino, das 08:00 às 11:00 horas, e das 12:30 às 15:00 horas.

Além do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, acompanharam durante dos dias do RI, José Francisco Godoi Lessa, o Técnico em Agropecuária Gleison Rodrigues Guerra, e o Agente de Inspeção Sanitária Felipe Crispin dos Reis.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, afirmou que a Prefeitura Municipal deu apoio na realização da campanha de recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores rurais do nosso município, reduzindo assim os riscos de contaminação ambiental e de problemas de saúde causados pelo descarte inadequado destes resíduos sólidos.

A SEFAICO, através do Departamento de Meio Ambiente, auxiliou na divulgação da campanha no site institucional, redes sociais, vídeos, áudios, e no carregamento e no transporte das embalagens vazias até a Central de Recebimento das Embalagens do inpEV, localizada no município de Mirassol D´Oeste.  Ao todo foram coletadas 04 caçambas cheias de embalagens vazias.