logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110
Prefeitura Municipal participa de posse da Superintendente Regional de Mato Grosso da CONAB

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou da posse da Superintendência Regional de Mato Grosso da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Governo Federal.

A cerimônia ocorreu no dia 22 de Setembro de 2023, das 09:00 às 12:00 Horas, no Auditório da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Mato Grosso – SFA/MT do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), localizada em Várzea Grande-MT. Quem tomou posse na superintendência regional matogrossense foi a Engenheira Agrônoma Francielle Tonietti Capilé Guedes, que foi reconduzida ao cargo. 

Diversas lideranças sociais e políticas, presidentes de associações e cooperativas, povos indígenas, empregados da CONAB/MT, universidades públicas, ONGs, entre outras entidades estiveram presentes no evento. Estiveram presentes na cerimônia, o presidente nacional da CONAB João Edegar Pretto, a Diretora-Executiva Administrativa, Financeira e de Fiscalização (DIAFI) Rosa Neide Sandes de Almeida; Diretoria de Operações e Abastecimento – Thiago José dos Santos (DIRAP). 

Como representantes do município de São José dos Quatro Marcos, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira; a presidente da Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) Marilene dos Reis Alves; o presidente da Associação Comunitária Santa Rosa (ACSR) Aldo Denício de Melo, e o presidente da Associação de Produtores Rurais Assentamento São João da Figueirinha (APROF), Antônio Teixeira de Lima, além de outros diretores e associadas das associações citadas.

A CONAB é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), desde 23 de janeiro de 2023.A empresa está presente em todas as regiões do país, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal, além de 64 unidades armazenadoras. A missão da companhia é participar da formulação e execução de Políticas Públicas Agropecuárias, contribuindo para a regularidade do abastecimento e formação de renda do produtor rural.

Atualmente a CONAB executa vários programas para a Agricultura Familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pelas modalidades de Compra com Doação Simultânea (CDS) e Compra Direta da Agricultura Familiar e Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar (CPR-Estoque), o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), e a Política de Garantia de Preços Mínimos para a Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).