Prefeitura Municipal participa da abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude em Brasília

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através do Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio Vagner Meira, participou da abertura do 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília-DF.

A 4ª Conferência tem como tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, foi organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE).

O evento de lançamento da conferência ocorreu no último dia 14 de Dezembro (Quinta), as 19 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com programação que foi até o dia 17 (Domingo). O evento reuniu milhares de jovens e lideranças estudantis, políticas e de movimentos sociais de todo o país.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência da República;Anielle Franco, da Igualdade Racial, Margareth Menezes, da Cultura; Silvio Almeida dos Direitos Humanos e da Cidadania; Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação; e Wellington Dias do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Ronald Santos, Secretário Nacional de Juventude; e Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional de Juventude. Também estiveram participaram do ato, as presidentes da União Nacional do Estudantes (UNE) e da União Brasileira do Estudantes Secundaristas (UBES).

Na fase preparatória da 4ª Conferência Nacional da Juventude, foram realizadas etapas municipais, regionais, estaduais, livres, temáticas, de Povos e Comunidades, Territoriais, além de da etapa digital, realizadas em 1.535 cidades realizaram conferências municipais, alcançando aproximadamente 1.800 municípios brasileiros que envolveram mais de 250 mil jovens. Um total de 1.117 propostas elaboradas nos eventos preparatórios, serão avaliadas e aprovadas na plenária final da conferência por 1.300 delegados e delegadas.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal “A realização da 4ª Conferência Nacional de Juventude é a demonstração de que a construção e execução das políticas públicas para a juventude brasileira de 15 a 29 anos é tratada com prioridade na agenda do governo federal”. O município de São José dos Quatro Marcos, realizou a 1ª Conferencia Municipal da Juventude no último dia 09 de Dezembro de 2023.

Durante o evento, Lula assinou um decreto que amplia o número de membros do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), de 30 para 60 conselheiros, sendo 40 da sociedade civil e 20 representantes do governo, e o ministro Márcio Macêdo, assinou Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Instituto Federal de Goiás (IFG) visando ampliar o número de jovens beneficiários do programa ID Jovem, além de Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Geral da Presidência, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, o Ministério da Cultura, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Ciência e Tecnologia, para a construção de Centros de Referência para a Juventude.