logo
Prefeitura Municipal participa da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Brasília

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através do Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, participou da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), com o tema "Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade".

A 6ª CNSAN ocorreu entre os 11 a 14 de dezembro de 2023, no Centro de Eventos Ulisses Guimarães, em Brasília-DF. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e demais componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN);

A presidente do CONSEA, Elisabetta Recine, coordenou a 6ª CNS AN, que contou na sua abertura, com a presença dos ministros, Wellington Dias do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Paulo Teixeira do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência da República (SG PR).

Segundo Vagner Meira, “a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é um espaço de construção democrática e coletiva, das políticas públicas de soberania e segurança alimentar e nutricional capazes da população brasileira”.

No dia 12, ocorreu a Mesa Diálogo articulador dos eixos temáticos: 1 - Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; 2 – Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e 3 – Democracia e participação social; e a elaboração de manifestos e moções.

No dia 13, ocorreu os debates dos grupos de trabalho (GT) e atividade autogestionadas. O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, delegado governamental participou das discussões e definição das propostas no GT 9 – Mercados Institucionais, PAA e PNAE; e da autogestionada Estratégia de Fortalecimento do PNAE. No dia 14, ocorreu a plenária final, de votação da moções e apresentação das propostas eleitas como prioritária. As propostas eleitas oriundas das Conferências dos estados e do Distrito Federal, Conferências Livres e recomendações do CONSEA serão encaminhadas para a elaboração do 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 

Para ocorrer a 6ª CNSAN, foram realizadas 862 conferências municipais, 114 territoriais e 10 livres, com um total de 1.742 delegados/as eleitos, além de convidados, observadores, palestrantes e lideranças políticas. Do município de São José dos Quatro Marcos, também participaram as delegadas da sociedade civil, Sueli Souza Lima, da Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) e Regina Hernandes, presidente da Associação de Feirantes de São José dos Quatro Marcos (FEIRA LIVRE) eleitas na etapa estadual.

Durante a Conferência ocorreu a Feira de Produtos de Sociodiversidade de organizações sociais e empreendimentos da Agricultura Familiar, de Economia Solidária, de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais de todos os estados brasileiros, com a exposição e comercialização de alimentos, gastronomia, sementes crioulas, roupas e artesanatos.