logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110
Prefeitura Municipal lança Campanha contra Queimadas com realização de Pit Stop de Conscientização Ambiental

A Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, lançaram no último dia 08 de Agosto, a Campanha Municipal contra Queimadas Rurais e Urbanas no município através de um Pit Stop de Educação Ambiental.

O Pit Stop foi realizado na Avenida São Paulo, a partir das 16:00 horas, e envolveu a equipe de servidores das três secretarias e estudantes do projeto Bombeiro do Futuro da Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos. A Secretaria de Educação Rozinéia Aparecida de Lima, a Secretária de Saúde Valquiria Plaqui Maldonado, o Secretário de Agricultura Vagner Meira Teixeira, e representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

O Prefeito Municipal Jamis Silva, afirma que o objetivo da campanha é promover a conscientização da população quatromarquense sobre os danos e riscos ambientais e sociais provocados pela prática das queimadas. Conforme Rozinéia Lima, a educação e conscientização é essencial para criar novos comportamentos da população. Para Valquiria Maldonado, as queimadas é um problema de saúde pública, devidos os poluentes emitidos no ar, que podem agravar os casos de doenças respiratórias, principalmente para as crianças, idosos e aquelas pessoas que contraíram a Covid-19. 

De acordo com a Lei Federal nº 9.605 de 1998, a queimada ilegal urbana e rural é um crime ambiental, passível de multas e prisão, quanto autuado em fragrante. O Corpo de Bombeiros, através do Projeto Bombeiro do Futuro, está realizando palestras sobre as queimadas em escolas públicas municipais e estaduais. Durante a semana, está sendo distribuído panfletos em domicílios pelos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, em órgão públicos e bancos, além da divulgação online de panfletos, de matérias e vídeos contra as queimadas. A campanha também conta com a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, SEMA e IBAMA. 

Vagner Meira, cita que as queimadas causam poluição do ar pela liberação de gases de efeito estufa. Ele afirma que a população deve colaborar realizando denúncia dos casos de queimadas, junto a Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Polícia Civil.