Prefeitura Municipal e SEAF/MT realiza reunião do projeto da Transferência de Embriões para a Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, em conjunto a com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT), realizou reunião técnica de lançamento da segunda edição do projeto de Transferência de Embriões (TE) de bovinos de leite com os produtores da Agricultura Familiar.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), ocorreu no dia 09 de Novembro de 2023, das 09:00 as 11:30 horas, no Auditório da Escola Vereador Evilásio Vasconcelos, e contou com presença de dezenas de produtores de leite e representantes de associações e cooperativas rurais e liderança políticas do município.

Participaram da mesa de abertura do evento, o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, o Médico Veterinário da SEAF/MT Jurandyr Pinto, o Médico Veterinário da Agropecuária Nossa Senhora da Medalha Milagrosa contratada para realizar os serviços de TE Douglas Brasil Nogueira Gaeti, a Médica Veterinária e coordenadora do Programa de Controle de Brucelose do INDEA/MT, Indea-MT, Make Kawatake Minetto, o coordenador regional da EMPAER Jackson Ferreira da Silva, e o Presidente Municipal da Câmara de Vereadores Ângelo Antônio Peres e o Médicos Veterinário da INDEA Ricardo Pazetti.

Segundo Vagner Meira, “o Pró Genética Embriões do Leite visa promover o melhoramento genético do rebanho de bovinos de leite da Agricultura Familiar quatro-marquense através da Transferência de Embriões de Fertilização in Vitro – FIV em propriedades rurais da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos -  MT”.

Durante a programação do evento foram realizadas 4 palestras para os produtores de leite participantes, sendo a uma ministrada pelo Secretário Municipal Vagner Meira, que abordou os objetivos do projeto, metas, público alvo, critérios de seleção, resultados esperados e parcerias. Jurandyr Pinto falou sobre o Programa Estadual e seus objetivos, o público alvo, funções dos produtores e da EMPAER, número de animais e valores do projeto. Douglas Gaetti ministrou sobre a a tecnologia da Transferência de Embriões e seus benefícios  e questões de manejo sanitário e ntricional e como será realizada os serviços da empresa no campo. Make Kawatake Minetto abordou sobre o programa Estadual de Controle de Brucelose e os tipos de exames a serem realiziados pelos animais do projeto.

O projeto Pro Genética Embriões do Leite é uma das ações do Programa Municipal Mais Leite, resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, SEAF/MT e EMPAER, homologado através do Acordo de Cooperação Técnica Acordo de Cooperação N° 012/SEAF/2023, assinado em 15 de Setembro de 2023. A segunda edição do projeto prevê a contratação de 120 preenhezes de fêmeas da raça Girolando ½ Sangue de Fertilização in Vitro pela produzidas através da tecnologia da Transferência de Embriões em Tempo Fixo (TEFF). Do valor total de R$ 360 mil planejado para ser executado pelo projeto, 80% será custeado pelo Programa Mato Grosso Produtivo Leite pelo Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através de Transferência de Embriões, e 20% pela Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos.

Para o Prefeito Jamis Silva Bolandin, “O projeto da permitirá Transferência de Embriões o município aumentar a produtividade e a produção de leitea médio e longo prazos, melhorando assim a renda e a qualidade de vida das famílias de propriedades rurais da Agricultura Familiar”.

A próximas etapa a SEFAICO e EMPAER/MT irão realizar visitas dos produtores cadastrados, para avaliar as condições de cada propriedade rural, que envolve, número e sanidade dos animais receptores e qualidade das instalações para realizar os serviços de transferência de embriões. O início dos trabalhos da Empresa da Agropecuária Nossa Senhora da Medalha Milagrosa será iniciado após a assinatura do contrato de prestação de serviços e emissão da Ordem de Serviço a ser assinada pela SEAF/MT, que ocorrerá nos próximos 15 dias.