Prefeitura Municipal e inpEV realizam palestras para estudantes de Escolas Rurais sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

No último dia 30 de agosto, uma parceria da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) realizou palestras sobre Dia Nacional do Campo Limpo para estudantes de escolas rurais do município.

O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado anualmente no dia 18 de agosto. A data foi instituída por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008 e compõe o Calendário Nacional. O objetivo do evento é conscientizar a sociedade sobre a importância da devolução correta das embalagens vazias e celebrar os resultados alcançados pelo Sistema Campo Limpo (SCL) no Brasil.  pela logística reversa de embalagens vazias e reconhecer a participação dos agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústrias fabricantes e Poder Público.

As palestras ministradas abordaram os seguintes assuntos: os objetivos do Dia Nacional do Campo Limpo; os conceitos, nomenclatura, toxicologia, classificação, tipos e perigos dos Agrotóxicos, a estrutura do Sistema Campo Limpo e as ações realizadas no município através do Projeto Campo Limpo. Os estudantes envolvidos nas palestras são do ensino médio das Escolas Rurais, Bento Alexandre dos Santos, localizada no Distrito da Santa Fé do Oeste, e Santa Rosa, na Comunidade Barra Clara, e foram pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira e o Wilhiam Mendes, supervisor da Centro de Recolhimento de Embalagens Vazias do inpEV de Mirassol do Oeste-MT.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “A devolução das embalagens vazias de agrotóxicos é obrigatória conforme a Lei nº 9.974, de 6 de junho de 2000. Todavia, a responsabilidade com elas deve ser compartilhada com todos os atores da cadeia produtiva agrícola, e também com a comunidade, que é um importante fiscal ambiental contra o descarte irregular destas embalagens”.

Segundo o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o trabalho de educação ambiental é necessário para impedir problema de poluição ambiental provocados pelas embalagens dois agrotóxicos “As embalagens quando descartadas inadequadamente no meio ambiente podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos”.

No município foi realizado nos últimos dias 07 e 08 de Agosto mais uma etapa do Recolhimento Itinerante (RI) que compõem o Sistema Campo Limpo, e realiza o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos junto aos produtores rurais em locais localizados mais próximos. A devolução das embalagens vazias e respectivas tampas dos produtos Agrotóxicos adquiridos nos estabelecimentos comerciais legalmente registrados é obrigatória no prazo de até 1 (um) ano, contado da data de sua compra. A não devolução podem gerar multas e o descarte irregular pode gerar crime ambiental.