Prefeitura Municipal e IFMT de Cáceres se reúnem para debater projetos para fortalecer a Agricultura Familiar

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), se reuniu com representes do Instituto Federal de Educação Ciência, e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus de Cáceres, para debater o desenvolvimento de projetos para a Agricultura Familiar do município.

A reunião ocorreu no dia 14 de Setembro de 2023, a partir das 09:00 horas, na sede do Campus de Cáceres, localizado no Distrito Industrial, município de Cáceres – MT. Participaram da reunião o Diretor Geral do Campus Anderson Wesley Alves Bezerra, o Coordenador de Extensão Vagner Aniceto Teixeira, o Coordenador de Ensino Anderson Ritela, o Engenheiro Agrônomo da Coordenadoria de Produção Cristiano de Souza Marchesi, o  Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio Vagner Meira Teixeira, diretoras da Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) e técnicos da Associação Regional de Produtores agroecológicos – ARPA.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, “O objetivo da reunião com o IFMT Campus Cáceres é viabilizar um planejamento que avance na elaboração e implementação de projetos de ensino, pesquisa e extensão visando promover o desenvolvimento de cadeias produtivas locais sustentáveis da Agricultura Familiar”.

Para o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, “O IFMT, com sua infraestrutura física e humana, é fundamental para o desenvolvimento de projetos produtivos sustentáveis para a Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos e da região sudoeste de Mato Grosso”.

Foram debatidos a elaboração e desenvolvimentos de projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Bovinocultura de Leite, Suinocultura, Avicultura de Corte e Postura, Apicultura, Piscicultura, Horticultura, Fruticultura, Produção de Mudas, Agroindustrialização, reflorestamento Comercial e Recuperação de Áreas Degradadas e Tecnologia de Informação. Também propostos a execução de cursos de FIC (Formação Inicial Continuada) para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no regime da Pedagogia Alternância e a Distância.

A participação da AMPAFAD e ARPA na reunião visou a construção de projetos de extensão nas áreas de produção agroecológica de frutas e hortaliças e a verticalização produtos in natura vegetais e animais pela Agroindustrialização, e o apoio no processo de produção de mudas de frutíferas para serem utilizadas nos quintais produtivos do projeto Agroecologia Grupo a Grupo.

Após a reunião, a Direção Geral do IFMT percorreu a área do campus, apresentando as instalações de diversos setores, departamentos, salas de aulas, auditório, laboratórios, agroindústrias e viveiros do Campus de Cáceres. O campus oferece atualmente o Curso de Técnico em Agropecuária, Curso de Informática, Engenharia Florestal e Licenciatura em Química.