logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110
Prefeitura Municipal divulga Mutirão Ambiental de Cáceres realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), está realizando a divulgação do Mutirão Ambiental da região da Grande Cáceres realizado Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT).

O mutirão será realizado nos dias 24 e 26 de outubro de 2023, no Parque de Exposições de Cáceres, localizado na Avenida Santos Dumont, município de Cáceres-MT, que irá atender produtores rurais de 14 municípios da região de Cáceres. Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “O objetivo do mutirão ambiental será atender produtores rurais sobre a regularização de pendências de processos e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) junto a SEMA/MT. A validação do CAR concede benefícios aos produtores, tais como acesso a crédito facilitado e maior aceitação de suas produções no mercado.

Para serem atendidos no mutirão, os proprietários rurais e responsáveis técnicos devem se inscrever por meio de formulário online (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbrwDFfWnxlZsbO-gdUvmgeJJoEXNJjt6yXFczJutyuRky9w/viewform?pli=1), e devem comparecer na data agendada com um documento pessoal com foto ou número do CAR. Os atendimentos individualizados dos CAR cadastrados serão realizados nos dias 24, 25 e 26.

Na programação do evento, também serão realizadas palestras e reuniões com secretários da Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR). As palestras ocorrerão no dia 24/10, com os temas: SIMCAR: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural (Luciane Bertinatto, Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da SEMA/MT); e Usos e restrições de áreas úmidas (Lilian Santos, Secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da SEMA/MT). 

Além de Cáceres, serão atendidos os municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D' Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

O evento será organizado pelo Sindicato Rural de Cáceres em parceria com a SEMA/MT, e conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO), Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (APROSOJA), Sindicatos Rurais do Municípios envolvidos, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Câmaras Municipais de Vereadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associação de Pequenos Produtores e Prefeituras Municipais da região.