Prefeitura Municipal assina Acordo de Cooperação com SEAF-MT e EMPAER de projeto de Transferência de Embriões em Bovinos de Leite para Agricultura Familiar

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos assinou Acordo de Cooperação com Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – EMPAER para dar início a execução do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através de Transferência de Embriões/Programa Mato Grosso Produtivo Leite.
O Acordo de Cooperação N° 012/SEAF/2023 foi assinado no dia 15 de Julho de 2023 pelo Prefeito Municipal, Jamis Silva Bolandin. “Com a assinatura do acordo daremos continuidade no melhoramento genético de bovinos de leite no município de São José dos Quatro Marcos através da Agricultura Familiar pela Transferência de Embriões de FIV”. O acordo foi assinado após a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), apresentar o projeto Pró-Genética Embriões do Leite, que foi avaliado e aprovado pela SEAF/MT. A ação compõe uma das ações do Programa Municipal Mais Leite.
O projeto visa promover o aumento da produção e da produtividade do rebanho de bovinos de leite do Estado de Mato Grosso através do melhoramento genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através da Transferência de Embriões em Tempo Fixo (TETF) para obtenção de preenhezes fêmeas da raça Girolando ½ sangue produzidas pela biotecnologia da Fertilização in Vitro – FIV.
Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário Municipal de Agricultura, “Através do novo acordo serão produzidas 120 preenhezes fêmea da raça Girolando”. As ações são financiadas com recursos do Governo de Mato Grosso, pelo Programa Mato Grosso Produtivo Leite da SEAF/MT. A Prefeitura Municipal irá adquirir 20 preenhezes como contrapartida com recursos próprios.
Os produtores de leite interessados serão mobilizados pela SEFAICO, e selecionados pela EMPAER conforme critérios técnicos citados pelo acordo, como ser da agricultura familiar e possuir no mínimo de 10 e no máximo 20 matrizes (vacas e novilhas) receptoras.
A empresa responsável pelos serviços de TETF será a Agropecuária Nossa Senhora da Medalha Milagrosa Ltda, que deverá produzir e transferir embriões conforme as características listadas no Termo de Referência nº 054/2022/SEAF. A gestação das vacas receptoras e sexagem dos fetos será confirmada a partir de 60 dias, com Diagnóstico Gestacional acompanhado pela EMPAER.