Dia do Nacional do Campo Limpo é comemorado pelo inpEV e Prefeitura Municipal

No último dia 18 de Agosto, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizaram um evento comemorativo ao Dia Nacional do Campo Limpo.

O evento ocorreu com a participação de 48 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Rosa, unidade escolar rural, nas instalações da Unidade Regional de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos do inpEV, localizada no município de Mirassol do Oeste-MT.

A atividade foi coordenada pelo supervisor da Unidade Recolhimento de Embalagens Vazias do inpEV Wilhiam Mendes e pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira. No município de São José dos Quatro Marcos serão realizadas palestras nas escolas e comunidades rurais, entre outras iniciativas.

O Dia Nacional do Campo Limpo, criado pelo inPEV, é comemorado anualmente no dia 18 de agosto. A data compõe o Calendário Nacional, e foi instituída por meio da Lei Federal 11.657, de 16 de abril de 2008. O objetivo do evento é conscientizar a sociedade sobre a devolução correta das embalagens vazias no Brasil, celebrar os resultados alcançados pela logística reversa de embalagens vazias pelos agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público do Sistema Campo Limpo (SCL).

De acordo com Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “As embalagens quando descartadas inadequadamente, podem contaminar o solo, as águas superficiais e subterrâneas, além da contaminação do risco a saúde de animais e das pessoas”.  A Lei nº 9.974, a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas, aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos é obrigatória, no prazo de até 1 (um) ano, contado da data de sua compra.

De acordo com Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, “a responsabilidade com do destino correto das embalagens vazias de agrotóxicos deve ser compartilhada com todos os atores da cadeia produtiva agrícola”.

No município foi realizado um Recolhimento Itinerante (RI) nos dias 07 e 08 de Agosto, que compõem o Sistema Campo Limpo, que visa promover o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos a ser realizada junto a pequenos e médios produtores rurais.