Cultura Popular: História da Folia de Reis em São José dos Quatro Marcos

Em São José dos Quatro Marcos a primeira Folia de Reis formou-se em 1970 com a chegada dos imigrantes e foi denominada Companhia de Folia de Reis do Barreirão. De origem paulista, ela mantém a tradição da viola caipira e a originalidade dos rituais da época. Em 1995, após uma turnê da companhia em São Paulo, iniciou-se a construção da Igreja dos devotos de Santos Reis. Assim, Quatro Marcos tornou-se polo regional de encontro anual dos foliões. A direção geral desta companhia é de Fidélis José de Souza, último remanescente dos fundadores.

Os foliões de São José dos Quatro Marcos, após suas peregrinações pelos municípios da região Sudoeste, decidiram há 15 anos que no último domingo de cada mês de janeiro seria realizada a Festa de Folia de Santos Reis. Por um dia, folias das vizinhanças se reúnem para tocar seus hinos e cantos.

Folia de Reis: tradição e fé

Existem tradições que são esquecidas pelo Poder Público e Comunidades. Em alguns casos, as festas tradicionais se mantêm apenas com a persistência e pelo prazer de alguns atores sociais idosos que por devoção perseveram pela fé. Esse é o caso dos devotos de Santos Reis em São José dos Quatro Marcos que construíram na década de 90 a primeira igreja dedicada aos três reis magos no estado de Mato Grosso. Mas esta realidade envolvendo a Festa de Reis em Quatro Marcos mudou e desde 2009 o evento recebe a atenção e investimentos da Prefeitura através do Departamento de Cultura e Turismo.

Tentativa local de resgate

O grupo de dança Ballet Ritmo´s de São José dos Quatro Marcos iniciou em 2008 e chegou até a 5ª Mostra de Dança de Mato Grosso com a coreografia Marungas, a fim de divulgar a história dos palhaços na Folia de Reis. O trabalho investiu em parte da religiosidade popular do município, buscando a evolução, o aprimoramento de técnicas, a inovação, a inserção de novas bailarinas e o incentivo para o surgimento de novos grupos, tanto de dança quanto de Folias de Reis.

Desde dezembro de 2007, a Folia de Reis foi a tradição escolhida pela coordenação do Ballet Ritmo´s e objetivou explicar a sua significação e origem, tanto no contexto geral quanto municipal. A musicalidade na dança foi marcada pela forte presença da viola caipira.

A coreografia apossou de técnicas da dança clássica e contemporânea para apresentar um pouco da história e da vida do povo quatromarquense. Os métodos utilizados serviram também para introduzir conhecimentos históricos, culturais e religiosos, uma vez que os temas foram pesquisados e trabalhados em conjunto com as integrantes.

TEXTO E FOTO: Luiz Carlos Bordin.