Associações da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos recebem veículos Pick up da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF/MT)

No dia 14 de Dezembro de 2023, organizações sociais da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos receberam da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF/MT), 02 (dois) veículos utilitários tipo Pick up, na Central da Agricultura Familiar, em Várzea Grande-MT.

Os veículos foram adquiridos através de recursos de Emenda Parlamentar da Ex-Deputada Federal Rosa Neide (PT), e destinados para a Central de Associações de Pequenos Produtores Rurais de São José dos Quatro Marcos e a Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos (COOPERMARCOS). Estiveram presentes membros diretores das duas organizações estiveram em Cuiabá-MT, e recebeu as chaves das mãos de Rosa Neide, hoje diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

O termo de permissão de uso de nº 0164/2023 dos veículos foi assinado pelo Presidente da Central das Associações, João Alves do Carmo e a Secretária de Estado da Agricultura Familiar, Aparecida Maria Borges Bezerra.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “Os veículos entregues a Central das Associações e a COOPERMARCOS foram solicitados a Deputada Rosa Neide através da Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e do Partido dos Trabalhadores do município, visando fortalecer as ações de apoio a produção, organização, transporte e comercialização destas entidades junto aos seus associados e cooperados da Agricultura Familiar”. O anúncio da liberação dos recursos das para aquisição dos veículos tinha sido feito no dia15 de Julho de 2023, no Seminário Municipal da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos.

De acordo com a ex-deputada Rosa Neide, “Os veículos foram solicitados através do Secretário Municipal Vagner Meira para atender entidades da Agricultura Familiar do município. Eles devem ser utilizados para permitir a melhoria na organização social, na assistência técnica das propriedades rurais, apoio no processo de produção e transporte de insumos, e na comercialização dos produtos, gerando o aumento de renda dos agricultores familiares”.

No mesmo dia, foram entregues mais 16 picapes, sendo 13 para associações de agricultores familiares de Mato Grosso, sendo a maioria de organizações indígenas, sendo três delas para à Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER). O investimento foi de R$ 1,8 milhão, dos recursos de emendas parlamentar federal da petista.