Viveiro Municipal recebe visita de alunos do ensino médio da Escola Santa Rosa

Por Secretaria de Agricultura

Viveiro Municipal recebe visita de alunos do ensino médio da Escola Santa Rosa

No dia 07 de novembro de 2022, o Viveiro Municipal de Produção de Mudas de Espécies Florestais recebeu visita técnica de alunos do ensino médio da Escola Estadual Santa Rosa e de alunos da turma anexa da referida unidade escolar na Escola Municipal Boa Esperança.

O Viveiro Municipal é de propriedade da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, e gerenciado pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO). Segundo Vagner Meira, Secretaria Municipal de Agricultura, o objetivo principal do Viveiro Municipal, além de produzir mudas de espécies florestais para a recuperação das áreas degradadas, visa ser também um espaço de ensino-aprendizagem e de promoção de educação ambiental para os estudantes e professores de escolas do município de São José dos Quatro Marcos.

A visita técnica compõe uma das atividades do projeto Plantando a Vida, desenvolvido pela disciplina eletiva de Agroecologia e Ciências da Natureza, da área de Educação do Campo, e coordenado pelos professores André Martins, de Biologia, e Wanessa Teles, de Geografia. O professor André Martins, afirmou que o projeto tem por finalidade conscientizar os estudantes sobre a importância e os tipos de espécies que podem ser utilizadas no reflorestamento de áreas degradadas, como áreas de nascentes e matas ciliares.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer as instalações físicas e etapas de produção de mudas e conhecer as espécies florestais produzidas no viveiro. Ao todo 21 estudantes, sendo 13 do 1º A da Escola Estadual Santa Rosa e 08 da turma anexa, da Escola Boa Esperança, que receberam um total de 28 mudas, sendo 18 mudas de mini ipês e 10 mudas de ipês amarelo, branco e roxo, respectivamente, que serão plantadas no pátio das escolas e em matas ciliares, e adotadas e cuidadas pelos alunos.

A visita foi supervisionada pelo Chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson Santos de Andrade e servidor público José Francisco Lessa, que é responsável pelo funcionamento do Viveiro de Mudas.