logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Vigilância em Saúde alerta a população sobre o contágio da virose mão-pé-boca


Por Emerson Souza Miler

1384 Acessos

Vigilância em Saúde alerta a população sobre o contágio da virose mão-pé-boca

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, vem alertar a população sobre os cuidados em relação à doença mão-pé-boca – tendo em vista a incidência de casos em crianças no município.

A referida enfermidade contagiosa é causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca.

Dentre os sintomas característicos, estão: febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe; pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e na planta dos pés; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.

Não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas, sendo ideal que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta.