Técnicos da Secretaria de Agricultura e EMPAER-MT debatem projetos para fortalecer a Agricultura Familiar

Por Emerson Souza Miler

No dia 04 de maio, técnicos da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) e da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), se reuniram para debater projetos para fortalecimento da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos-MT. A reunião ocorreu na sede do escritório da empresa estadual.

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Agricultura Vagner Meira e do Engenheiro Agrônomo Ademir Patrik de Moura, pela Secretaria de Agricultura, e dos Técnicos em Agropecuária Amadeus Pereira da Silva e Jailson de Souza Brandão e o Médico Veterinário Irezê Moraes Ferreira, da EMPAER. Dentre os assuntos debatidos, esteve a: elaboração de projetos do PRONAF, emissão de DAP físicas e jurídicas, PNAE, PAA, Terra Brasil Crédito Fundiário, Titula Brasil, Viveiro Municipal de Mudas, Viveiro de Mudas de Capiaçu, área da antiga CASEMAT, e a implantação de Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) de Café, Bovinocultura de Leite, Piscicultura e Banana.

Segundo o Secretário Municipal Vagner Meira, “a parceria entre Secretaria de Agricultura e EMPAER para o desenvolvimento de projetos de fomento agropecuário é fundamental para promover o fortalecimento da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos”.

Desde o início de 2021, com a nova gestão municipal, as duas instituições têm buscado fortalecer a parceria na realização de ações conjuntas e articuladas a favor do setor desenvolvimento agropecuário, com foco no fortalecimento e sucessão da Agricultura Familiar.

A EMPAER é uma empresa pública de pesquisa e extensão rural que tem como missão promover desenvolvimento sustentável do meio rural, com prioridade para a Agricultura Familiar. Entre os serviços oferecidos pela empresa estão: assistência técnica; capacitação de agricultores; elaboração de projetos de crédito rural (PRONAF, PRONAMP, FCO); pesquisa agropecuária; análises laboratoriais de solo; comercialização de mudas e alevinos; e, apoio na execução de políticas e programas públicos do Governo Federal, Estadual e municipal. No município, o escritório da empresa estadual de assistência técnica está em funcionamento desde 1979.