TCE-MT realiza Oficina de Demandas da Sociedade em São José dos Quatro Marcos nesta quarta-feira, dia 30

Por Luiz Carlos Bordin

2021 Acessos

Conselheiros de políticas públicas, presidentes de bairros, servidores públicos e representantes de conselhos tutelares do município de São José dos Quatro Marcos estarão participando da Oficina de Demandas da Sociedade, promovida pelo Projeto de Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, um dos componentes do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Com um público estimado em 120 participantes, a oficina acontece no dia 30 de maio, próxima quarta-feira, a partir das 7h30, no Villas Pub, situado na Avenida São Paulo, s/n – Centro.

A secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Vuolo, coordenadora do projeto, conta que a oficina tem por objetivo estimular a população a participar da elaboração do Planejamento Estratégico do município, em fase de construção desde março deste ano, quando Quatro Marcos aderiu pela primeira vez ao PDI do TCE-MT.

Durante o evento, os participantes se dividirão em grupos ligados às áreas de humanas, saúde, educação, desenvolvimento econômico e patrimônio da humanidade. Cada um dos grupos fica encarregado de elencar as prioridades da sociedade que deverão ser incluídas no Planejamento Estratégico e posteriormente executadas pela Prefeitura Municipal. "Essas oficinas são muito importantes porque uma vez que o município já tenha definido a sua missão, a visão e os objetivos estratégicos, ele passa a ouvir a sociedade representada pelos conselhos de políticas públicas e segmentos da sociedade civil organizada. Na oficina, a sociedade vai informar o que falta ser feito nessas áreas. Assim, os desejos do cidadão serão inseridos no Plano Estratégico e depois nas peças orçamentárias", explicou Cassyra Vuolo.

Atualmente, a Secretaria de Unidades Gestores do TCE, responsável pela coordenação do PDI está executando junto com a gestão municipal a elaboração do Planejamento Estratégico de Quatro Marcos, com previsão de vigência entre 2018 a 2029. Os trabalhos são parte do projeto I do PDI e garante assistência gratuita ao município. O coordenador do projeto I, José Marcelo de Almeida Peres, informa que o Tribunal de Contas está disponibilizando o analista técnico de Gestão Estratégica da Secretaria de Unidades Gestoras que vai até o município e orienta as equipes da Prefeitura quanto ao Planejamento Estratégico.

Desde 2012, a SAI do TCE-MT já realizou 71 oficinas com a participação de 10.049 pessoas, sendo que 4.281 eram conselheiros de políticas públicas. "Existe uma demanda reprimida de diálogo entre a sociedade e os governos, para dizer o que necessita. Esse é o momento de dizer o que é preciso ser feito e, isso, de alguma forma, legitima as Administrações Públicas a fazerem o que a população realmente deseja", complementou a secretária Cassyra.

Através do PDI, o Tribunal de Contas de Mato Grosso compartilha com 25 municípios de Mato Grosso a experiência adquirida com a adoção do Planejamento Estratégico e de novas tecnologias, para a eficiência da administração pública. Os projetos executados são: Apoio ao Planejamento Estratégico(Projeto I), Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã (Projeto 2), Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância (Projeto 3), Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo-Obras (Projeto 4), Modernização Institucional (Projeto 5) e Tcendo Cidadania (Projeto 6).