SEMANA DE CAPACITAÇÕES PARA OS MEIs - MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS EM SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

Por Meirivania Alves de Souza

Acontecerá no município de São José dos Quatro Marcos nos dias 02 a 05 de setembro de 2019 uma semana de Capacitações para os MEI (Microempreendedores Individuais). Este Evento é uma parceria da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Indústria e Comércio e CAE (Centro de Atendimento Empresarial) e SEBRAE-MT (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas).

O Evento acontecerá na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos das 18h às 22h e será composto por 3 oficinas.

Todas as Oficinas serão gratuitas com material didático incluso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

02/09/2019 - OFICINA COMO PLANEJAR O MEU NEGÓCIO

OBJETIVO: Foi desenvolvida com o propósito de ajudar o empreendedor a compreender a importância do planejamento para que sua atividade empreendedora gere resultados satisfatórios às suas expectativas e metas, podendo assim, facilitar o dia a dia, identificar oportunidades e gerenciar sua atividade com foco no seu desenvolvimento.

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS:

Conhecer ferramentas de planejamento empresarial;

Conscientizar-se de que o planejamento de ações, de forma ordenada e articulada, contribui para a perenidade da atividade empreendedora desenvolvida; e

Aplicar ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho de sua empresa, com aumento de sua competitividade, de modo sustentável.

03 E 04/09/2019 - OFICINA COMO ADMINISTRAR UM PEQUENO NEGÓCIO

OBJETIVO: Contribuir para que o empreendedor se reconheça como um indivíduo capaz de definir e atingir objetivos que satisfaçam as suas necessidades, assumir responsabilidade pelas próprias decisões e reconhecer a importância da gestão para o sucesso de seu negócio.

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS: - Estabelecimento de Metas; - Mercado – Tendências; - O Cliente; - Mercado - Fornecedores e Concorrentes; – Marketing; - Resultados da empresa – Projeção; - Fluxo de Caixa e Capital de Giro; - Viabilidade da empresa - indicadores de desempenho.

05/09/2019 - OFICINA COMO EXPANDIR SEUS NEGÓCIOS

OBJETIVO: Auxiliar o participante na tomada de decisão acerca de permanecer no patamar de MEI ou passar para o patamar de Microempresa.

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS:

Conhecer os direitos e deveres do MEI e da Microempresa;

Identificar as diferenças entre o Microempreendedor Individual e a Microempresa;

Avaliar a relevância da avaliação das próprias competências como empresário do seu negócio, de modo a rever posições e predispor-se elaborar novas ideias e atitudes para o seu crescimento;

Buscar o autoconhecimento para desenvolver suas competências empreendedoras.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: CAE – Centro de Atendimento Empresarial de São José de Quatro Marcos, falar com Meirivania.