Secretário de Agricultura faz maratonas por recursos para continuidade do PAA em Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

No início do mês de fevereiro de 2021, o secretário municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, Vagner Meira, se reuniu com gestores da CONAB e deputados federais de Mato Grosso em busca de recursos públicos federais para garantir a continuidade do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) no município de São José dos Quatro Marcos.

No dia 04 de fevereiro o secretario visitou em Cuiabá a Superintendente Regional da CONAB/MT, Francielle Tonietti Capilé Guedes, aonde debateu e demonstrou a necessidade de continuidade do PAA no município. No mesmo dia, ele se reuniu também com a Deputada Federal Rosa Neide, aonde foi protocolado a solicitação de recursos de emenda parlamentar federal para atender as associações executoras do programa federal do município.

Já no dia 06 de fevereiro, em evento do Consórcio de Nascentes do Pantanal no município de Glória do Oeste, foi entregue a mesma solicitação ao Deputado Federal Doutor Leonardo, que se comprometeu de sensibilizar a bancada federal mato-grossense para destinar recursos da emenda de bancada para que o programa não seja paralisado ou reduzido no estado.

Segundo Vagner Meira “a continuidade do PAA e fundamental, para garantir geração de renda inúmeros agricultores familiares, bem como, beneficiar centenas de famílias do município em situação de insegurança alimentar e nutricional”.

As associações de Agricultura Familiar que atualmente executam o PAA no município são: Associação Mato-grossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada e a Associação Comunitária Santa Rosa. Além destas, a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São João da Figueirinha, que realiza entregas de produtos da agricultura no município de Cáceres.