Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura debatem ações conjuntas para a população rural

Por Secretaria de Agricultura

No dia 26 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) se reuniram para construir um planejamento de ações conjuntas entre as duas pastas para beneficiar a população das comunidades rurais do município nas áreas rurais.

O momento ocorreu na sede da Secretaria de Saúde e reuniu Secretária de Saúde Valquíria Plaqui Maldonado, o Secretário de Agricultura Vagner Meira, a coordenadora da Saúde Básica Mayara Aparecida Pereira Pacheco, a chefe do Departamento de Atenção Especializada Ana Flávia Borges Alves, a diretora do Fundo Municipal de Saúde Jéssica Araújo Batista e a Chefe do Departamento em Vigilância em Saúde Débora Cristina Parizoto de Macedo Lopes.

Dentre os assuntos, a proposta do lançamento do Programa Saúde no Campo, que irá desenvolver um conjunto de ações estratégicas, de curto e médio prazos. Dentre as ações pactuadas, está a realização de palestras sobre temas diversos de saúde preventiva, agendamento de especialidade, atendimento básica com clínico geral nas comunidades rurais, educação sanitária e ambiental rural, projeto de saneamento básico, capacitação dos ACS rurais em temas ambientais e sanitários, e a integração das atividades de fiscalização entre a Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no controle de alimentos processados e in natura de origem animal e vegetal comercializados em propriedades rurais, feiras públicas, quitandas, mercados e supermercados.

Ficou definida a realização da Campanha de Coleta de Pneus Usados, e a instalação de um PEV (Ponto de Entrega Voluntária), a ser coordenado em parceria pelo Departamento de Vigilância Sanitária e o Departamento de Meio Ambiente, para ser espaço permanente de coleta de pneus descartados pela população, pontos de venda e borracharias.

Segundo Vagner Meira, as ações integradas de saúde, ambiental e sanitárias são essências para promover o desenvolvimento rural sustentável das comunidades rurais do município, em especial, das propriedades rurais da Agricultura Familiar. A SEFAICO irá oferecer apoio na mobilização da população, transporte e realização das atividades planejadas.

Pensando na melhoria dos serviços de saúde oferecidos para a população rural, a gestão do Prefeito Jamis Silva instalou no dia 12 de agosto de 2022, a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF Rural) Dra. Bruna Vendramel Junqueira.