Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura realizam reunião com Agricultores Familiares sobre a Merenda Escolar

Por Rony Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através das Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e da Secretaria de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou reunião com agricultores familiares sobre o programa da Merenda Escolar municipal.
O objetivo da reunião foi debater sobre o Mapeamento Agrícola da Agricultura Familiar e a elaboração da Chamada Pública para Aquisição de Gêneros Alimentícios oriundos da Agricultura Familiar e de Empreendimentos Rurais do Programa Nacional e Alimentação Escolar (PNAE), a ser lançado para o período letivo de 2023/2024.
A reunião ocorreu no último dia 09 de Maio de 2023, na sede da SEFAICO, a partir das 13:00 horas. A reunião foi coordenada pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira e a Nutricionista Kátia Aparecida Espírito Santo Rodrigues Participaram da reunião dezenas de agricultores que já são fornecedores ou que pretendem participar da próxima chamada.
De acordo com a Nutricionista, Kátia Aparecida, a reunião teve por finalidade conhecer e mapear a produção agrícola da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos, para que estes produtos sejam inseridos no cardápio da alimentação escolar das escolas do município. Ela destaca, que o programa estimula a formação de hábitos saudáveis, pois respeita à cultura e as práticas alimentares regionais.
Segundo Vagner Meira, a comercialização de alimentos para a Merenda Escola Municipal é uma importante ferramenta de geração e aumento renda dos agricultores familiares do município, contribuindo diretamente no fortalecimento da Agricultura Familiar.
O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, afirmou que a compra de alimentos da Agricultura Familiar é prioridade no seu governo, e que deseja comprar o máximo possível, além do mínimo obrigatório, dos agricultores familiares e suas organizações. Os projetos de venda podem ser através de associações, cooperativa, grupos informais e ou individuais. As propostas de venda dos produtores podem chegar a um valor de até R$ 40.000,00, DAP Física por ano.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tornou obrigatória através da Lei 11.947/2009, a compra de mínimo de 30% dos seus recursos destinado a merenda escolar, de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar.