Secretaria Municipal de Educação inicia atividades de Educação Alimentar e Nutricional nos Centros de Educação Infantil

Por Emerson Souza Miler

A Secretaria Municipal de Educação iniciou na segunda (13/12) atividades de Educação Alimentar e Nutricional nos Centros de Educação Infantil da rede. A ação promovida tem como principal objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável. Nesta segunda aconteceu duas atividades, de maneira lúdica, com os alunos do maternal e jardim do Centro de Educação Infantil Santa Luzia, no turno da manhã.

Foi realizado o joguinho dos alimentos saudáveis e não saudáveis. Nessa atividade as crianças colocaram os alimentos que elas consideravam saudáveis na caixa dos alimentos saudáveis e o que elas consideravam não saudáveis na caixa dos não saudáveis.  Além dessa atividade, foi realizado o joguinho do “adivinhe qual o alimento?”,  com uma venda nos olhos, as crianças tinham que adivinhar através do tato e olfato qual o alimento ela estava segurando. Essas atividades foram executadas pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Paola Machado Parreiras e pela discente do curso de Nutrição da Faculdade Estácio do Pantanal – Estácio Fapan, situada no município de Cáceres, Giovanna de Fátima Oliveira dos Santos

Segundo a nutricionista Paola Machado Parreiras, o ambiente escolar é onde devemos falar sobre alimentação saudável, pois é um importante promotor de hábitos alimentares saudáveis. As atividades de Educação Alimentar e Nutricional devem ser realizadas com uma linguagem apropriada para cada faixa etária, além disso, a nutricionista enfatiza que essas atividades devem ser contínuas e permanentes. É importante que os alunos tenham clareza sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis, e que possam levar isso para casa, que sejam multiplicadores de conhecimento e levem isso para a vida toda.

Ainda segundo a nutricionista o planejamento é para realizar nos outros centros de educação infantil: Marcelino Penachioni, Roseli Cristina e São Francisco e nas escolas municipais: Evilásio, Reinaldo Botelho e Boa Esperança.