logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria Municipal de Agricultura se reúne com lideranças jovens da 1ª Conferência Municipal de Juventude


Por RICARDO NUNES

122 Acessos

Secretaria Municipal de Agricultura se reúne com lideranças jovens da 1ª Conferência Municipal de Juventude

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou reunião com comissão de lideranças jovens da 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos (I COMJUVE).

A reunião ocorreu no dia 22 de janeiro de 2022 na sede da SEFAICO, as 17:00 Horas, e contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, diretores da Associação Casa da Juventude (ACAJU) e outras lideranças jovens do rurais e urbanas.

Segundo Vagner Meira, “o objetivo da reunião foi debater e sistematizar as propostas prioritárias construídas e elaboradas na 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos (I COMJUVE), com finalidade de apresenta-las para os poderes executivo e legislativo municipal”.  A Conferência Municipal de Juventude é um espaço foram construídas propostas de forma participativa e democrático na, de forma a contribuir com a de projetos, programas e políticas públicas para a juventude quatromarquense, do campo e da cidade.

De acordo com Gabriel Junior, presidente da ACAJU, “A 1ª Conferência Municipal de Juventude representa um movimento e momento histórico para a juventude quatromarquense”. Cerca de 80 jovens urbanos e rurais, de escolas municipais, estaduais, igrejas, associações e sindicatos rurais, com idade entre 15 e 29 anos participaram da atividade, além de representantes do Poder Público, entidades da Sociedade Civil Organizada, convidados e adolescentes com idade inferior a 15 anos.

Foram elaboradas mais de 100 propostas aprovadas e eleitas pela plenária da conferencia nos eixos temáticos: 1 - Cidadania, Diversidade e Igualdade, Participação Social, Política e Representação Juvenil, Comunicação e Liberdade de Expressão; 2 – Direito a Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda; 3 – Direito a Saúde, Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; 4 – Direito a Cultura; Desporto e Lazer; 5 – Direito ao Território e à Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente. A comissão, se reuniu para sintetizar e sistematizar as 25 principais propostas, sendo 5 por eixo, que serão apresentadas em reunião com o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin e o Presidente da Câmara Municipal, Angelo Antônio Peres.

As principais propostas da juventude são a criação do Departamento da juventude, o Conselho Municipal da Juventude (CONJUVE), o Estatuto Municipal da Juventude, adesão ao Sistema Nacional da Juventude (SENAJUVE) e a realização anual da Conferência Municipal da Juventude.

A 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos foi realizada no 09 de Dezembro de 2023 no Auditório Nádia Maria Violin Tosti, Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, e teve como tema "Construir no Presente, o Futuro que Queremos para a Juventude". A conferência foi organizada pela SEFAICO, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).