Secretaria Municipal de Agricultura realiza reunião técnica sobre Manejo de Bezerras Leiteiras do Pró-Genética Embriões do Leite

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou reunião técnica do projeto Pró-Genética Embriões do Leite.

O evento ocorreu no dia 22 de dezembro de 2022, na sede do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal, que envolveu produtores de leite beneficiados pelo projeto no ano de 2022, e outros interessados em participar da ação no ano de 2023.

A reunião foi coordenada pelo Secretário Municipal de Agricultura, o Engenheiro Agrônomo Vagner Meira Teixeira, que apresentou o Projeto Pró-Leite Embriões do Leite e seus resultados, e pelo Médico Veterinário Adriano Alves Gomes do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal, que palestrou sobre técnicas de Manejo e criação de Bezerras Leiteiras.

O objetivo do Pró-Genética Embriões do Leite é promover o melhoramento genético da bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos através da Transferência de Embriões em Tempo Fixo, possibilitando o aumento da produtividade dos futuros rebanhos e da renda das propriedades rurais.

A meta do Pró-Genética Embriões do Leite eram alcançar 120 preenhezes com embriões sexado fêmea da raça Girolando 1/2 sangue. Ao todo, foram confirmadas 122 preenhezes até o fim de 2022 junto a dezenas de produtores de diferentes comunidades do município. No dia 22, durante o período da manhã, nasceu a bezerra Esperança, a primeira do projeto, no Sítio Monte das Oliveiras, do Senhor Rafael Gonçalves de Oliveira, localizada no Assentamento de Reforma Agrária Florestan Fernandes.

O projeto é fruto do Acordo de Cooperação n° 027/SEAF/2021, celebrado entre a Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso (SEAF/MT), e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER). Os serviços de Transferência de Embriões (TE) foram realizados pela empresa Fertiliza Reprodução Animal.

Baixar Abrir