Secretaria Municipal de Agricultura realiza reunião com Agricultores Familiares moradores do Assentamento Irmã Dorothy

Por Rony Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e a Associação Vale do Jauru (AVJ), realizou reunião com famílias de moradores do Assentamento Irmã Dorothy.
A reunião ocorreu no dia 11 de Maio de 2023, a partir das 13:00 horas na sede da Associação Vale do Jauru, localizado na sede do Assentamento Irmã Dorothy. A reunião foi coordenada pelo presidente da Associação Vale do Jauru (AVJ), Lucivaldo Jardim dos Santos e pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira.   O objetivo da reunião foi apresentar o projeto Agroecologia Grupo a Grupo, da Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA) e as ações da Secretaria Municipal de Agricultura, da Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD), e da Empresa Matogrossense de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER).
Segundo Vagner Meira, o projeto Agroecologia Grupo a Grupo tem por objetivo principal a implantação de quintais produtivos diversificados com foco na segurança e soberania alimentar e nutricional e na geração de renda sob os princípios da Agroecologia das propriedades da Agricultura Familiar.  Após o término da reunião, foi solicitado que as famílias interessadas em participarem do projeto deverão se cadastrar, para posteriormente serem visitadas.
Foi divulgado que a Prefeitura Municipal atuou na realização de cursos de capacitação e ofertando Assistência Técnica e Gerencial junto ao SENAR, criou os projetos de distribuição de Análise Química de Solo, de Calcário, de Transferência de Embriões de Bovinos de Leite, de Sêmens Sexado e Convencional,  de Tanques de Resfriamento de Leite, de Grades Aradoras, de mudas de Capim Capiaçu, de Caixas de Apicultura, de Alevinos, construção de Tanques de Piscicultura, de mudas de Banana in vitro, de espécies de árvores  nativas, e a compra de produtos da Agricultura Familiar para o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Também, estiveram presentes no evento a presidente da Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) Marilene dos Reis Alves, o presidente da Central de Associações de Pequenos Produtores Rurais de São José dos Quatro Marcos, João Alves do Carmo e o Técnico em Agropecuária da EMPAER, Porfírio Junior dos Santos.
Na reunião, Porfírio Junior falou das ações da EMPAER de assistência técnica e elaboração de crédito rural, destacando a importância das famílias rurais, destacando a necessidade das famílias emitirem sua CAF Física (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), para poderem acessar as políticas públicas como PNAE, PAA e PRONAF.