Secretaria Municipal de Agricultura planeja ações conjuntas com o Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Unibras

Por Ricardo Nunes de Souza

No último dia 22 de Janeiro, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, a Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) se reuniu com a coordenação do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Unibras Mato Grosso.

A reunião ocorreu na sede da SEFAICO, das 17:00 as 18:00 horas, com a presença do Secretário Municipal da Agricultura, Vagner Meira Teixeira, e a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, a Dra. e Médica Veterinária Glaucenyra Cecília Pinheiro da Silva.

De acordo Vagner Meira, “A reunião teve por objetivo formalizar cooperação técnica e construir planejamento de ações conjuntas de projetos de extensão e pesquisa entre a UNIBRAS e a Prefeitura Municipal, envolvendo as Secretarias de Agricultura, Educação e Saúde e na área sanidade e produção animal.

Dentre as principais propostas elaboradas, estão: 1 – Formação de Acordo de Cooperação Técnico; 3 – Realização de Dia de Campo de Bovinocultura de Leite e Corte; 4 – Realização de Dia de Campo de Piscicultura; 5 – Realização de 03 edições de Pit Stop de Serviços Veterinários; 6 – Participação do Projeto de Transferência de Embriões; 7 – Palestra de Educação Sanitária Animal nas escolas; 8 – Realizar palestras técnicas sobre produção animal e melhoramento genético de Bovinos, Suínos e Aves; 8 – Realizar palestras técnicas para produtores sobre Controle de Zoonoses e Vacinação Animal (Brucelose, Aftosa, Tuberculose, Raiva, etc); 9 - Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos; 10 – Programa Municipal de Diagnóstico de Leishmaniose; e 11 – Copa de Futsal da Veterinária.

Segundo a Médica Veterinária Glaucenyra Cecília Pinheiro da Silva “ A parceria entre a UNIBRAS e a Prefeitura permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas que irão beneficiar os produtores rurais e a população quatromarquense, e possibilitar os estudantes do curso de Medicina Veterinária, em iniciar sua experiência profissional antes de concluir o curso universitário”.

Para o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, a parceria será muito importante no aspecto social e econômico, pois permitirá a disseminação de conhecimentos e prestação de serviços gratuitos a população quatromarquense do campo e da cidade.