Secretaria Municipal de Agricultura participa de reunião com agricultores familiares da Associação Comunitária de Santa Rosa

Por Rony Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) esteve presente em reunião da Associação Comunitária de Santa Rosa (ACSR).
A reunião ocorreu no último dia 06 de Maio de 2023, as 13:30 horas na sede da Associação Comunitária de Santa Rosa (ACSR), localizada na Comunidade Rural Santa Rosa. Dezenas de associados estiveram presentes na reunião que foi até as 17:00 horas.
A reunião teve por objetivo a realização de uma palestra sobre Associativismo e Cooperativismo, promovida pela SICREDI Biomas, agência do município de São José dos Quatro Marcos, e a apresentação de ações da SEFAICO. A reunião foi coordenada pelo Presidente da ACRS, Aldo Denício de Melo.
A atividade foi iniciada pela equipe do SICREDI, Luiz Gustavo Testa Costa e Sônia de Menez, que apresentaram conceitos de associativismo e cooperativismo, princípios do cooperativismo, ramos do cooperativismo, conceitos de cooperativa agropecuária e cooperativismo de crédito e a história do SICREDI Biomas e seus serviços e produtos. Em seguida, o Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria, Vagner Meira, apresentou as ações desenvolvidas pela sua pasta.
Segundo Vagner Meira, a Prefeitura Municipal nos últimos 2 anos e 5 meses  na realização de cursos de capacitação e  Assistência Técnica e Gerencial junto ao SENAR, criou os projetos de distribuição de Análise Química de Solo, de Calcário, de Transferência de Embriões de Bovinos de Leite, de Sêmens Sexado e Convencional,  de Tanques de Resfriamento de Leite, de Grades Aradoras, de mudas de Capim Capiaçu, de Caixas de Apicultura, de Alevinos, construção de Tanques de Piscicultura, de mudas de Banana in vitro, de espécies de árvores  nativas, e a compra de produtos da Agricultura Familiar para o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A ACRS é uma associação rural sem fins lucrativos fundada em 1989, formada por agricultores familiares e assentados de reforma agrária do município de São José dos Quatro Marcos.