logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria Municipal de Agricultura e ARPA se reúnem para planejar ações do projeto Agroecologia Grupo a Grupo “Quintais Produtivos”


Por Rony Marcos

454 Acessos

Secretaria Municipal de Agricultura e ARPA se reúnem para planejar ações do projeto Agroecologia Grupo a Grupo “Quintais Produtivos”

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), se reuniu com Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA) para planejar as primeiras ações do projeto “Agroecologia Grupo a Grupo”.
A reunião ocorreu no dia 22 de Maio de 2023, das 10:00 as 11:00 horas na sede da SEFAICO. O objetivo da reunião foi definir as datas de início das visitas de diagnóstico individual das famílias cadastradas, levantamento e conhecimento in loco das áreas dos quintais, levantamentos das espécies a serem implantadas e planejamento da produção de mudas para os quintais produtivos. 
A reunião foi coordenada pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, e contou com a presença dos técnicos da ARPA, Sanzio Batista Sardinha, Claudio Nascimento da Silva, a associada Miraci Pereira da Silva, que também é presidente da Associação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA), e da equipe técnica da SEFAICO, Alessandro Casado da Silva, Gleison Guerra Rodrigues, Gustavo Lopes de Souza e Lucas Alexandre Vila Donadel.
Segundo Vagner Meira, o projeto Agroecologia Grupo a Grupo visa a implantação de quintais produtivos agroecológicos diversificados em agroecossistemas da Agricultura Familiar, buscando a melhoria da segurança e soberania alimentar e nutricional e a geração de renda das famílias beneficiárias. Sanzio, afirma que apesar do foco ser a segurança alimentar, espera-se que os quintais possam produzir frutas tropicais em quantidade e qualidade para atender a agroindústria de beneficiamento de polpas de frutas da ARPA, que será instalada no Assentamento Roseli Nunes em Mirassol do Oeste.
No município de São José dos Quatro Marcos, o projeto Agroecologia Grupo a Grupo será desenvolvido em parceria com a Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) e a Prefeitura Municipal. Até o momento, cerca de 70 famílias se cadastraram para participar do projeto. A Prefeitura Municipal irá oferecer serviços de assistência técnica, apoio na produção de mudas, orientação na implantação dos quintais produtivos, apoio logístico no transporte de insumos e da produção dos quintais produtivos e   na elaboração de projetos de comercialização, junto a mercados institucionais, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Após a reunião, a equipe da ARPA teve a oportunidade de conhecer a estrutura física e o coordenador (José Francisco de Lessa) do viveiro de mudas da Prefeitura Municipal, que irá auxiliar no processo de produção de mudas florestais frutíferas e florestais a serem utilizadas nos quintais produtivos.
O Projeto Agroecologia Grupo a Grupo foi aprovado através da Chamada Pública 03/2020 do Programa REM (Programa Global REDD Early Movers). A área de abrangência do projeto são os municípios de Araputanga, Curvelândia, Cáceres, Mirassol do Oeste, São José dos Quatro Marcos, Lambari do Oeste e Porto Esperidião.