logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria Municipal de Agricultura apresenta ao Prefeito Municipal projeto de Inseminação Artificial para Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar


Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

218 Acessos

Secretaria Municipal de Agricultura apresenta ao Prefeito Municipal projeto de Inseminação Artificial para Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar

No último dia 24 de Abril, a Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) entregou ao Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o projeto Pró Genética Inseminar Leite para atender a Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos.

Segundo Vagner Meira, o Pró Genética Inseminar Leite tem por objetivo promover o melhoramento genético de rebanhos de bovinos de leite por meio da Inseminação Artificial (IA) para a Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos.

A reunião de entrega do projeto ocorreu na sede da Prefeitura Municipal, e contou com a presença do Prefeito Municipal e do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira Também estiveram presentes, o Médico Veterinário Lucas Alexandre Vila Donadel, o Técnico em Agropecuária Gleison Guerra Rodrigues, o chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson dos Santos de Andrade e da estagiária de Médica Veterinária Jucimara Mendes de Oliveira.

O projeto apresentado ao Prefeito Municipal, visa a aquisição de equipamentos como Botijão de Nitrogênio, materiais de consumo, insumos e doses de sêmens sexado de reprodutores de bovinos de leite da raça Holandesa, Girolando ¾, Girolando 5/8; Jersey e Gir, para realizar a Inseminação Artificial dos rebanhos leiteiros. O Prefeito Municipal Jamis Silva, afirmou que a Prefeitura Municipal buscará viabilizar recursos financeiros próprios e de emendas parlamentares para dar continuidade e ampliar o projeto de Inseminação Artificial do gado leiteiro da Agricultura Familiar.

O projeto Pró Genética Inseminar Leite faz parte do Programa Municipal Mais Leite, que visa promover o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite no município. Até o momento, o projeto já distribuiu 489 doses de sêmens sexado e convencional, de serviços de diagnóstico de gestação por ultrassonografia e de inseminação artificial em tempo fixo ou de cio natural através de sua equipe técnica e entidades parceiras.

Em 2023, a Prefeitura contratou por processo seletivo, 01 Médico Veterinário, 01 Técnico Agrícola e 01 Estagiário para realizar os serviços de campo voltados ao melhoramento genético do rebanho leiteiras das propriedades rurais da Agricultura Familiar. Após a contratação, a SEFAICO, ofereceu aos mesmo, um curso de qualificação profissional de Inseminação Artificial de Bovinos pelo SENAR/MT, para iniciar os atendimentos aos produtores de leite do município.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?