Secretária de Saúde informa que ainda NÃO HÁ casos suspeitos de corona vírus em Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

Internet

A secretária de Saúde de São José dos Quatro Marcos, Tayonara Cristiane Bitencourt da Silva, divulgou na noite desta terça-feira, 17 de março de 2020, uma nota técnica informativa a respeito do novo corona vírus.

Para evitar a propagação de falsas notícias e eventual estado de pânico, Tayonara Bitencourt disse que toda e qualquer suspeita de caso de corona vírus no município será comunicada através de Nota Oficial da Secretaria Municipal de Saúde, que se encontra à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.

Assim sendo, a secretária informou que até o presente momento NÃO HÁ registro de casos suspeitos no Município de São José dos Quatro Marcos. "Os dados oficiais serão repassados pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de São Jose dos Quatro Marcos, resguardando o direito ao sigilo das informações pessoais", disse ela.

I M P O R T A N T E:

QUE a definição de caso suspeito para o corona vírus para os viajantes é definido como os viajantes que retornaram de qualquer país e que apresentem no período de 14 dias os seguintes sintomas: febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta e coriza).

A definição de caso suspeito para os contatos próximos é pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por COVID-19 nos últimos 14 dias e que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza).

Na presença dos sintomas respiratórios e do histórico de viagem nos últimos 14 dias para outros países ou contato com casos confirmados por COVID-19 nos últimos 14 dias é necessário procurar um serviço de saúde para notificação imediata do caso suspeito e adoção das medidas de precaução preconizadas pelo Ministério da Saúde.

A partir da definição de suspeita, o paciente será investigado com exames que irão confirmar ou descartar o caso.

COMO PREVENIR:

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

- Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
- Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
- Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.