Secretaria de Saúde e Visão Sem Fronteiras promovem mutirão de oftalmologia em Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

Divulgação da Internet

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (11) e se estende até amanhã, quinta-feira (12), a partir das 8hs, no Programa Saúda da Família do Jardim Zeferino I, o “Projeto Social Visão Sem Fronteiras”, um mutirão de atendimento médico oftalmológico ao alcance de todos.

A parceria com os médicos do Visão Sem Fronteiras de Cuiabá visa oferecer exames e consultas de vistas com médico oftalmologista de forma 100% social, beneficente e sem custos para a população. Apenas é solicitada a doação de 01 kg de alimento não perecível que será destinado para a agência social da Sociedade Beneficente Evangélica e entidades do município.

O atendimento ocorre por ordem de chegada e maiores informações podem ser adquiridas pelo telefone celular (65) 9.9263-4770, ou procurar o PSF Zeferino 1. O número de pacientes será Limitado.

Segundo a direção do projeto Visão Sem Fronteiras, a parceria com o município baixa o custo de tratamentos, visto que as consultas e exames são gratuitas e o projeto faz encaminhamento para o Sistema Único de Saúde (SUS) pela secretaria municipal de Saúde.

A equipe dos profissionais da área oftalmológica informou que irão realizar os exames com instrumentos e indicar a necessidade de cada paciente, tais como: receita para óculos, exames oftalmológicos, onde serão diagnósticos se o paciente tem catarata, pterígio e/ou glaucoma, encaminhamento para cirurgia de catarata através SUS, em caso de necessidade para os devidos procedimentos.

A secretária de Saúde do município, Tayonara Cristiane Bitencourt da Silva, explicou que, diante das dificuldades em conseguir a realização desses exames fora do município, a Secretaria aderiu a mais essa parceria com a finalidade de promover a saúde visual dos moradores de São José dos Quatro Marcos.

O prefeito professor Ronaldo Floreano dos Santos destacou que “é muito gratificante ver a nossa população sendo bem cuidada e beneficiada. Estou muito feliz com mais esse serviço disponibilizado para a população mais carente. A ideia da parceria do projeto Visão Sem Fronteiras para trazer os profissionais até a cidade é muito boa, porque, além de proporcionar um acesso rápido do paciente ao médico, que não precisará se deslocar para outro município no primeiro momento, o projeto reduz custos, gerando economia aos cofres públicos, evitando o custeio de transporte e o estresse para os pacientes em dias de consulta em outras cidades,” afirmou.