Secretaria de Saúde de Quatro Marcos promove campanha "Outubro Rosa"

Por Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde de Quatro Marcos promove campanha

A cor rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o Câncer de Mama e estimula a participação da população. “O principal objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce”, informou que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e durante o mês acontece a campanha com várias ações e a realização do dia D, nas unidades de saúde, sendo no dia 10 de outubro no PSF Zeferino I, dia 16 Bela Vista, 17 no Zeferino II e no dia 22 no Jardim Popular.

“Nesses dias ‘D’ vamos organizar um café da manhã para todas as mulheres, com palestras, rodas de conversa e também o dia da beleza, a equipe da Faculdade (FQM) vai nos dar apoio com corte de cabelo, escova, sobrancelhas, num dia voltado realmente para a mulher”, informou que todas as mulheres que participarem da coleta do preventivo do autoexame da mama ganha um brinde surpresa.

Além da interação e contato direto da equipe integrada ao setor de saúde pública municipal com as mulheres haverá distribuição de material impresso com informações necessárias de prevenção do câncer de mama e colo de útero. “No último dia do mês, 31 de outubro todas a unidades vão estar unidas, fazendo uma panfletagem na Avenida São Paulo conscientizando a população.

Inês Silva informou também que a Campanha de prevenção do câncer de mama e colo de útero é feita durante todo o ano e intensificada no mês de outubro. “Sabemos que muitas mulheres trabalham das 07 horas da manhã às 07 da noite e já fizemos campanha a noite e final de semana, conscientizando as mulheres da necessidade de fazer o exame”, disse que quanto mais cedo detectar a doença, o tratamento é menos doloroso e a cura é bem mais rápida.

Durante a realização das ações do Outubro Rosa, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará também conscientizando as mulheres quanto a conscientização de seus esposos quanto a Campanha Novembro Azul voltada para conscientização da saúde do homem. “Vamos fazer a Campanha em novembro e os que estiverem acima de 45 anos vamos informar para fazer o PSA através da coleta do sangue”, afirmou da importância da conscientização sempre.

Ele finalizou agradecendo o apoio do secretário de Saúde Ronaldo Floriano, a FQM e convidou todas as mulheres para participarem ativamente da campanha Outubro Rosa.

Baixar Abrir