Secretaria de Agricultura se reúne com SEAF, EMPAER, CONAB e MDA em Cuiabá/MT para debater projetos para Agricultura Familiar

Por Assessoria de Comunicação

No último dia 05 de Fevereiro, a Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), se reuniu em entidade públicas governamentais do Mato Grosso e do Governo Federal em Cuiabá-MT.

A agenda de reuniões ocorreu na capital do estado, Cuiabá-MT, das 13:00 as 17:00 horas. As reuniões ocorreram com representantes e gestores e técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural ?(EMPAER/MT), da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira“Nas reuniões realizadas foram apresentados vários projetos de promoção e fortalecimento da Agricultura Familiar das suas organizações sociais do município de São José dos Quatro Marcos para os representantes da SEAF, EMPAER, CONAB e MDA”, concluiu Vagner Meira Teixeira.

Para a EMPAER/MT foi apresentado o pedido de doação da área da antiga CASEMAT e da área da antiga unidade de pesquisa, a EMPA; ampliação de serviços de assistência técnica e capacitação rural e o desenvolvimento de um projeto de desenvolvimento de Banana Irrigada para a presidente Flavia de Souza Almeida e com o coordenador de ATER Glieber Henriques Beliene.

Para a SEAF, foi debatido a instalação de 20 ha de irrigação para o cultivo de Banana e doação de 25 mil mudas de Banana da Terra BRS Terra Anã, Nanica e Maçã BRS Princesa para as associadas da AMPAFAD, aquisição de um caminhão Baú para transporte da produção dos agricultores familiares fornecedores do PAA e PNAE, e doação de doses de sêmens de bovinos de leite e a ampliação de número de preenhezes de bovinos de leite por transferência. Com a CONAB, foi debatido a execução dos projetos do PAA em execução no município, e a elaboração de projetos para a chamada do ano de 2024. No MDA, foi apresentado solicitações de apoio a eventos para a Agricultura Familiar e apoio a gestão de cooperativas e associações da Agricultura Familiar, com o coordenador Nelson Borges.

As reuniões realizadas pelo SEFAICO, foram acompanhadas pelo presidente da Central de Associação de Pequenos Produtores Rurais João Alves do Carmo, a presidente da Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada Marilene dos Reis Alves e Anuncia Mirian da Silva Santos, e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Andria Mara Nepomuceno da Silva.