Por ASCOM
106 Acessos
No dia último dia 05 de Abril, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), recebeu o relatório de preenhezes do projeto de Transferência de Embriões de bovinos de leite.
O relatório foi entregue na sede do Escritório Local da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER) as 18:00 horas pelo Médico Veterinário de campo da empresa Agropecuária Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Receberam o relatório, o Secretário Municipal da Agricultura Vagner Meira e o Extensionista Rural da EMPAER, Jailson Souza Brandão, que também acompanhou os trabalhos de campo da empresa.
O Diagnóstico de Gestação (DG) foi realizado nos dias 04 e 05 de Abril de 2024, junto a 18 produtores de leite da Agricultura Familiar selecionados pelo projeto. Do total de 180 matrizes de bovinos receptoras dos embriões transferidos, foram confirmadas 67 preenhezes, sendo 60 de fêmea e 07 de machos.
O DG deve ser feito com o mínimo 60 dias após o implante dos embriões. Com o diagnóstico positivo de prenhês de fêmea, a matriz receptora irá receber um brinco de identificação do projeto. Após o nascimento, a bezerra dever´[a ser brincada e fazer teste de DNA de paternidade e maternidade.
Segundo Vagner Meira, “O projeto Embriões do Leite, é uma ação da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, com objetivo de produzir 120 preenhezes de fêmea da raça de Girolando ½ Sangue para beneficiar produtores de Leite da Agricultura Familiar”. O município é o único dentre os 14 filiados no Consorcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal a desenvolver o projeto, que estão indo para sua segunda edição.
Conforme o Prefeito Municipal Jamis Silva, “ A Prefeitura Municipal encaminhou a SEAF/MT um projeto técnico e aderiu ao Projeto de Transferência de Embriões de Bovinos de Leite, aonde contratamos um total de 20 preenhezes da raça de Girolando ½ Sangue, e recebemos a doação de mais 100 do Governo de Mato Grosso”.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) e a Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER).
A Empresa Agropecuária Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é responsável pelos serviços de transferência de embriões, bem como a produção de embriões sexado de fêmea, transferência de embriões e o diagnóstico de gestação. A empresa recebe por prenhes confirmada no DG.
O projeto Embriões do Leite compõe o programa municipal Mais Leite, e foi firmado através do Acordo de Cooperação Técnica Acordo de Cooperação N°012/SEAF/2023, entre a Prefeitura Municipal, SEAF/MT e EMPAER, para promover as ações do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através de Transferência de Embriões, ação do Programa Mato Grosso Produtivo Leite.