logo
65 9672-4836

Secretaria de Agricultura recebe relatório de 60 preenhezes de fêmeas do projeto de Transferência de Embriões de bovinos de leite


Por ASCOM

86 Acessos

Secretaria de Agricultura recebe relatório de 60 preenhezes de fêmeas do projeto de Transferência de Embriões de bovinos de leite

No dia último dia 05 de Abril, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), recebeu o relatório de preenhezes do projeto de Transferência de Embriões de bovinos de leite.

O relatório foi entregue na sede do Escritório Local da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER) as 18:00 horas pelo Médico Veterinário de campo da empresa Agropecuária Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Receberam o relatório, o Secretário Municipal da Agricultura Vagner Meira e o Extensionista Rural da EMPAER, Jailson Souza Brandão, que também acompanhou os trabalhos de campo da empresa.

O Diagnóstico de Gestação (DG) foi realizado nos dias 04 e 05 de Abril de 2024, junto a 18 produtores de leite da Agricultura Familiar selecionados pelo projeto. Do total de 180 matrizes de bovinos receptoras dos embriões transferidos, foram confirmadas 67 preenhezes, sendo 60 de fêmea e 07 de machos. 

O DG deve ser feito com o mínimo 60 dias após o implante dos embriões. Com o diagnóstico positivo de prenhês de fêmea, a matriz receptora irá receber um brinco de identificação do projeto. Após o nascimento, a bezerra dever´[a ser brincada e fazer teste de DNA de paternidade e maternidade.

Segundo Vagner Meira, “O projeto Embriões do Leite, é uma ação da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, com objetivo de produzir 120 preenhezes de fêmea da raça de Girolando ½ Sangue para beneficiar produtores de Leite da Agricultura Familiar”. O município é o único dentre os 14 filiados no Consorcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal a desenvolver o projeto, que estão indo para sua segunda edição.

Conforme o Prefeito Municipal Jamis Silva, “ A Prefeitura Municipal encaminhou a SEAF/MT um projeto técnico e aderiu ao Projeto de Transferência de Embriões de Bovinos de Leite, aonde contratamos um total de 20 preenhezes da raça de Girolando ½ Sangue, e recebemos a doação de mais 100 do Governo de Mato Grosso”. 

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) e a Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER). 

A Empresa Agropecuária Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é responsável pelos serviços de transferência de embriões, bem como a produção de embriões sexado de fêmea, transferência de embriões e o diagnóstico de gestação. A empresa recebe por prenhes confirmada no DG. 

O projeto Embriões do Leite compõe o programa municipal Mais Leite, e foi firmado através do Acordo de Cooperação Técnica Acordo de Cooperação N°012/SEAF/2023, entre a Prefeitura Municipal, SEAF/MT e EMPAER, para promover as ações do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através de Transferência de Embriões, ação do Programa Mato Grosso Produtivo Leite. 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?