Secretaria de Agricultura realiza visita técnica em pisciculturas em Conquista D´Oeste

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, organizou uma visita técnica de produtores rurais em piscicultura localizadas no município de Conquista D´Oeste.

A visita ocorreu no dia 07 de janeiro de 2022, em 02 (duas) unidades de pisciculturas comerciais, uma de pequeno porte e outra de grande porte. A visita foi organizada pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), que disponibilizou ônibus e motorista.

O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, realizou a mobilização dos produtores e dos representantes das associações rurais da Agricultura Familiar do município, e acompanhou o grupo na viagem. O técnico em agropecuária da SEFAICO, Alessandro Casado também acompanhou a visita técnica.

Durante a visita, os produtores puderam acompanhar e realizar práticas de despescas e fornecimento de ração, e orientações sobre raças de peixes, qualidade de água, adubação e construção dos tanques de piscicultura e aspectos de comercialização da produção.

Atualmente, o município de Conquista é considerado um polo de piscicultura em tanques escavados no Estado de Mato Grosso. As principais raças de peixe criadas são o pintado, tambaqui e tambacu.

A piscicultura é um dos ramos da aquicultura, que desenvolve o cultivo (criação) de peixes. A atividade produtiva é desenvolvida em praticamente todas as regiões do país, em diversos sistemas de criação, como viveiros escavados, açudes e tanques-rede, se constituindo em uma importante atividade de geração de renda para a Agricultura Familiar mato-grossense.