logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura realiza reunião com feirantes para debater criação de Associação


Por Emerson Souza Miler

378 Acessos

Secretaria de Agricultura realiza reunião com feirantes para debater criação de Associação

No dia 27 de agosto, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), se reuniu com feirantes da Feira Livre Municipal para debater a criação de uma associação para o segmento no município.

A reunião ocorreu no Auditório Nádia Maria Violin Tosti, na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, e contou com a participação de dezenas de feirantes do município. Participaram do evento dezenas de feirantes que comercializam na Feira municipal de diferentes ramos, juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura, Vagner Meira. 

Na reunião foi realizada uma palestra sobre Associativismo, abordando conceitos, história, princípios, legislação, ramos das associações, benefícios e vantagens, desafios do associativismo e da pandemia da Covid-19, e o passo a passo para criar uma associação.  

Segundo Vagner Meira, a Feira Municipal é um importante espaço de comercialização dos produtos locais, gerando emprego e renda no município. Para ele, a criação de uma associação pode promover o fortalecimento socioeconômico dos feirantes e viabilizar o desenvolvimento de projetos de revitalização da feira municipal.

Após a reunião ficou definido a realização de Assembleia Geral de fundação da Associação de Feirantes para o próximo dia 10 de setembro. O Código Civil (Lei nº 10.406/02), as associações são pessoas jurídicas, de direito privado e sem fins lucrativos, formadas pela união de pessoas na defesa de interesses e objetivos comuns.  

A Secretaria de Agricultura auxiliará na elaboração do Edital de Convocação, projeto do Estatuto Social e elaboração de ata de fundação da associação a ser criada, bem como orientações para seu adequados registro.

Na reunião, também foi tratado de projetos de revitalização da Feira Municipal e fortalecimento dos feirantes, como a reforma e modernização da Feira Municipal; instalação de contêineres de coleta seletiva; cadastro municipal de feirantes; capacitação profissional; assistência técnica e distribuição de análise de solo e calcário e mudas aos agricultores feirantes; acesso a linhas de crédito rural e microcrédito aos feirantes; e ampliação no número de feirantes. 

 

Arquivos
Baixar Abrir