Secretaria de Agricultura realiza excursão de produtores rurais para o Encontro de Piscicultura do SEBRAE em Cáceres-MT

Por Ricardo Nunes de Souza

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), organizou e participou de excursão de produtores rurais para o Encontro de Piscicultura no município de Cáceres-MT.

Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (SEBRAE/MT), o evento ocorreu no dia 03 de Fevereiro de 2024, na sede da histórica Fazenda Jacobina, localizada as margens da BR 070, a 25 km da cidade de Cáceres. O encontro contou com a presença de produtores rurais de municípios da região sudoeste matogrossense, de técnicos da EMPAER, SENAR e AQUAMAT, de empresas de ração e frigoríficos de pescado, do Ministério da Agricultura, de secretárias municipais de agricultura, e de cooperativas e associações rurais.

Para o Gerente da Carteira de Agronegócios do SEBRAE da regional de Cáceres, o analista técnico Douglas de Arruda Lindote, responsável pela organização do evento, o encontro visou repassar conhecimentos para os piscicultores da região sudoeste de Mato Grosso, e ser um espaço para troca de informações e experiências e de fomento para a organização social do segmento.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, “ O Encontro de Piscicultura trouxe muitas conhecimentos e informações técnicas e fomentou a organização cooperativista para o desenvolvimento da produção e da comercialização dos produtos da Piscicultura”.

A programação da atividade foi desenvolvida das 08:00 as 17:00 Horas, com a realização de palestras, oficinas técnicas e mesas de debates. Darci Fornari, presidente da AQUAMAT, falou sobre Panorama das Piscicultura para 2024; e José Markos, diretor a COPARR, abordou sobre Comercialização de Pescado e Cooperativismo na Piscicultura. As oficinas foram ministradas foram: Porque a minha piscicultura não dá certo, pelo Biólogo e Zootecnista Calixto Corrêa Neto; Nutrição de Peixes, pelo Engenheiro Agrônomo Fernando Macedo da empresa Raguife, e Legislação Ambiental na Piscicultura, com o Técnico em Agropecuária Árli Leonel do Nascimento da EMPAER de Jauru. Após o almoço, foi realizada uma mesa de debate com o tema: Os entraves de comercialização com frigoríficos e abatedouros, com representantes da Granja Marques da FishPantanal, da COPARR e da UFMT. Em seguida, foi realizado outro painel, com técnicos e produtores sobre dúvidas técnicas de manejo na piscicultura.

O Prefeito Jamis Silva Bolandin, afirma que a Prefeitura Municipal apoio formação e capacitação técnica dos produtores rurais que atuam no ramo da Piscicultura, seja através de palestras, cursos, dias de campo e excursões técnicas. O município de São José dos Quatro Marcos foi o que levou o maior número de produtores dentre os participantes no encontro. Atualmente, o município executa o Programa Mais Peixe, que já realizou cursos de capacitação, serviços de Assistência Técnica em parceria com SENAR/MT, construção de viveiros escavados pelo CIDESAT, distribuição de alevinos através da EMPAER e distribuição de Calcário através da SEAF/MT.