logo
65 9672-4836

Secretaria de Agricultura realiza entrega de mudas clonais de café conillon da para implantação de Unidades de Referência Tecnológica Irrigado


Por Emerson Souza Miler

594 Acessos

Secretaria de Agricultura realiza entrega de mudas clonais de café conillon da para implantação de Unidades de Referência Tecnológica Irrigado

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no dia 07 e 08 de outubro a entrega de mudas clonais de variedades de café conillon para Unidades de Referência Tecnológica (URT) no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

Após a solicitação da Secretaria Municipal de Agricultura para a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), foram cedidas 7 mil mudas, que estavam no Viveiro de Mudas do Centro Regional em Cáceres-MT. As mudas foram destinadas para duas propriedades rurais do Assentamento Florestan Fernandes, aonde serão instaladas 02 áreas de Café Irrigado, sendo uma área de 01 hectare cada.

A Unidade de Referência Tecnológica (URT) é um modelo físico de sistema de produção, implantada em uma área, visando à validação, demonstração e transferência das tecnologias geradas, adaptadas e/ou recomendadas.  As duas propriedades rurais selecionadas para implantar as URTs irão receber a tecnologia da Cafeicultura Irrigada com variedades clonais de café conillon e servirão de modelo para os demais agricultores do município e região.

Além das mudas, as URTs selecionadas também receberão apoio com análise de solo, Calcário, sistema de irrigação por gotejamento, e assistência técnica. Nas URTs serão realizados palestras, reuniões, cursos, oficinas e dias de campo e visitas técnicas para disseminar os sistemas de produção da cafeicultura, coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e EMPAER.

A ação realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a EMPAER/MT visa incentivar o desenvolvimento da cafeicultura no município de São José dos Quatro Marcos. A atividade é considerada uma das cadeias produtivas agropecuárias que mais geram empregos e renda para a Agricultura Familiar em diferentes regiões do Brasil.

 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?