logo
65 9672-4836

Secretaria de Agricultura realiza divulgação de campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos


Por Emerson Souza Miler

771 Acessos

Secretaria de Agricultura realiza divulgação de campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) iniciou a divulgação da campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos realizada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O objetivo da campanha consiste no recebimento temporário (itinerante) de embalagens vazias de agrotóxicos em locais próximos às propriedades rurais como forma de facilitar a devolução destes resíduos pós-consumo e assegurar a sua destinação ambientalmente correta. A ação é uma atividade do Sistema Campo Limpo, que visa realizar a logística reversa dessas embalagens vazias por meio da responsabilidades compartilhadas entre agricultores, fabricantes, canais de distribuição, e apoio do poder público.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a devolução das embalagens de agrotóxicos é uma importante ação em prol da preservação do meio ambiente e da saúde dos produtores rurais, reduzindo assim os riscos de poluição e contaminação do solo, água e ar causados pelo descarte irregular destas embalagens. Alessandro Casado, do Sindicato Rural, orienta que os produtores façam a devolução das embalagens dos agrotóxicos, conforme a Lei nº 9.974/2000 e o Decreto nº 4.074/2002.

No município, a coleta itinerante ocorrerá entre os dias 21 a 23 de julho, no Sindicato Rural, nas instalações do Parque de Exposições Manoel Paulino. O horário de entrega será das 8h às 11h e das 12h às 17h.

A atividade é organizada pelo INPEV em parceria com o Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e Lojas Agropecuária (Tanaka Agrícola, Casa do Campo, Safra Agropecuária e MMC Soluções Naturais). As lojas ajudaram na divulgação da campanha por meio de cartazes, distribuição de folders, mensagens e vídeos junto aos produtores rurais, e a Prefeitura fará o transporte das embalagens coletadas até uma Central de Recebimento de Embalagens mais próxima.

Segundo o INPEV, atualmente o Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta das embalagens de agrotóxicos, encaminhando cerca de 94% para reciclagem ou incineração.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?