logo
65 9672-4836

Secretaria de Agricultura realiza Curso de Produção de Conservas de Frutas no Assentamento Chico Mendes


Por Emerson Souza Miler

471 Acessos

Secretaria de Agricultura realiza Curso de Produção de Conservas de Frutas no Assentamento Chico Mendes

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou entre os dias 07 a 10 de setembro no Assentamento Chico Mendes o Curso de Produção Artesanal de Conservas de Frutas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O Secretário de Agricultura, Vagner Meira, destacou que o objetivo do curso é fomentar o beneficiamento da produção de frutas cultivadas no município aplicando as técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos e que atendam à legislação higiênico-sanitária, promovendo a agregação de valores e gerando renda para a Agricultura Familiar.

O curso ocorreu na sede da Associação dos Produtores Rurais do Chico Mendes, com uma carga horária de 32 horas, com aulas teóricas e práticas O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR/MT, a Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos Larine Gonçalves de Souza, e capacitou 15 mulheres rurais do Assentamento Chico Mendes e do Assentamento União da Vitória.

O conteúdo programático desenvolvido no curso foi: Legislação para processamento de alimentos (Vigilância Sanitária), Controle de qualidade na produção de alimentos, Limpeza e sanitização do local, Seleção e uso de equipamentos e utensílios, Equipamentos e manipulador, Seleção da matéria-prima e produção de compota, licor, geleia, fruta cristalizada, doce de corte e doce em pasta, Higienização e esterilização dos vidros e tampas, Acondicionamento, processos de conservação, lacrar e rotular, Armazenamento  noções de Gestão (administração, comercialização e marketing). Foram utilizadas frutas como mamão, laranja, goiaba, manga, coco, abóbora, etc.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin e a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Elisangela Antonia Lopes, estiveram presentes no encerramento do curso.

O Prefeito Jamis Silva, afirmou que a Prefeitura dará suporte para a implantação de uma agroindústria multifuncional, para que os cursos passem a gerar emprego e renda, combatendo o êxodo rural e melhorando a qualidade de vida de quem vive no campo, em especial das mulheres rurais.

O curso foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e as associações rurais do Assentamento Chico Mendes e do Assentamento União da Vitória.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?