Por Emerson Souza Miler
507 Acessos
A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou entre os dias 07 a 10 de setembro no Assentamento Chico Mendes o Curso de Produção Artesanal de Conservas de Frutas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).
O Secretário de Agricultura, Vagner Meira, destacou que o objetivo do curso é fomentar o beneficiamento da produção de frutas cultivadas no município aplicando as técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos e que atendam à legislação higiênico-sanitária, promovendo a agregação de valores e gerando renda para a Agricultura Familiar.
O curso ocorreu na sede da Associação dos Produtores Rurais do Chico Mendes, com uma carga horária de 32 horas, com aulas teóricas e práticas O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR/MT, a Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos Larine Gonçalves de Souza, e capacitou 15 mulheres rurais do Assentamento Chico Mendes e do Assentamento União da Vitória.
O conteúdo programático desenvolvido no curso foi: Legislação para processamento de alimentos (Vigilância Sanitária), Controle de qualidade na produção de alimentos, Limpeza e sanitização do local, Seleção e uso de equipamentos e utensílios, Equipamentos e manipulador, Seleção da matéria-prima e produção de compota, licor, geleia, fruta cristalizada, doce de corte e doce em pasta, Higienização e esterilização dos vidros e tampas, Acondicionamento, processos de conservação, lacrar e rotular, Armazenamento noções de Gestão (administração, comercialização e marketing). Foram utilizadas frutas como mamão, laranja, goiaba, manga, coco, abóbora, etc.
O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin e a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Elisangela Antonia Lopes, estiveram presentes no encerramento do curso.
O Prefeito Jamis Silva, afirmou que a Prefeitura dará suporte para a implantação de uma agroindústria multifuncional, para que os cursos passem a gerar emprego e renda, combatendo o êxodo rural e melhorando a qualidade de vida de quem vive no campo, em especial das mulheres rurais.
O curso foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e as associações rurais do Assentamento Chico Mendes e do Assentamento União da Vitória.