Por Secretaria de Agricultura
436 Acessos
A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com a Faculdade UniBRAS Quatro Marcos, promoveu o Curso de Inseminação Artificial (IA) em Bovinos através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).
O curso de 40 horas ocorreu entre os dias 05 a 09 de setembro de 2022, na Faculdade UniBRAS Quatro Marcos, e contou com aulas teóricas e práticas, ministradas pelo Médico Veterinário Matheus Ferraz Simões, instrutor credenciado do SENAR-MT. As aulas práticas ocorreram na Fazenda Santa Fé, propriedade rural do Grupo Terra de Bacuri.
Segundo Vagner Meira, o objetivo do curso foi capacitar estudantes, técnicos e produtores rurais a realizarem a técnica da inseminação artificial em bovinos, possibilitando assim, ampliar a quantidade de mão de obra qualificada para os projetos de melhoramento genético de bovinos de leite e corte do município.
O conteúdo desenvolvido no curso foram: Introdução e histórico da inseminação artificial; Vantagens e limitações da inseminação artificial; Importância da sanidade, nutrição e assistência técnica; Instalações adequadas para a realização da técnica; Manejo reprodutivo e avaliação de índices zootécnicos; Manipulação e cuidados com o botijão criogênico; Cuidados no manuseio do sêmen e seu descongelamento; Perfil e conduta do Inseminador; Higiene pessoal, dos materiais e das instalações, Principais sinais do Cio; Esquema de Trimberg; Separação e consulta da ficha zootécnica das fêmeas em cio, e aulas práticas sobre anatomia e fisiologia reprodutiva da fêmea bovina, montagem do aplicador de sêmen e execução da técnica de inseminação artificial.
O evento contou com a parceria com Sindicato Rural e o Grupo Terra do Bacuri, que cedeu os animais (vacas de descarte) e a instalações do curral para as atividades práticas de Inseminação Artificial do curso. Foram capacitadas 12 pessoas, entre estudantes do Curso de Medicina Veterinária e de Agronomia da UniBRAS, e produtores rurais.